A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MAGISTRADO E O DISCIPLINAMENTO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
Palabras clave:
Responsabilidade Civil do Magistrado, Conselho Nacional de Justiça, Poder Judiciário.Resumen
A perspectiva hodiernamente concebida acerca do funcionamento do Poder Judiciário encontra-se, usualmente, associada a constantes insurgências sociais perante danos e prejuízos decorrentes da atuação estatal no exercício da função jurisdicional, os quais demandam, por conseguinte, a eventual responsabilização do Estado ou do próprio juiz. Desta forma, sob o desígnio de otimização da atuação desempenhada pelo aludido poder, foi instituído, mediante o advento da Emenda Constitucional nº 45/04, o Conselho Nacional de Justiça, destinado ao exercício de um controle administrativo e financeiro sobre o mesmo. Destarte, o presente trabalho apresenta como objetivo principal a promoção de uma análise vinculativa entre a responsabilidade civil do magistrado e a atuação do referido órgão, apreciando os disciplinamentos conferidos por este à atuação do profissional em apreço, discorrendo acerca das recentes controvérsias suscitadas pela interposição da ADI nº 4.638 e delineando o cenário vigente no Estado de Alagoas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.