A supraestatalidade dos Direitos Fundamentais das Crianças e dos Adolescentes: da teoria ponteana às perspectivas universalistas contemporâneas
Resumo
Nesse estudo, é realizada uma análise sobre a teoria ponteana da supraestatalidade dos direitos fundamentais, expondo, em um primeiro momento, o posicionamento do Direito das gentes no que diz respeito ao seu desenvolvimento, sua prevalência em relação ao direito interno e a questão da soberania dos Estados. Em seguida, são expostas as tendências atuais sobre a universalização dos Direitos Fundamentais, enfatizando os desafios a serem vencidos, as novas perspectivas concernentes à democracia, soberania e titularidade desses direitos, e os meios de incorporação e hierarquia dos tratados que versam sobre direitos fundamentais. Por último, é examinado o impacto dos instrumentos internacionais de proteção à criança e ao adolescente no ordenamento jurídico brasileiro, fazendo um contraponto entre a evolução internacional e nacional desses direitos e a aplicação dos tratados no plano interno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.