v. 2 n. 1 (2016): 2ª Edição

Apresentação:

Apresentamos ao público a segunda edição da Revista Eletrônica Saberes Docentes em Ação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED), através da Diretoria Geral de Ensino (DIGEN). Criada com o intuito de proporcionar aos professores mais um espaço para socializar suas experiências exitosas em sala de aula, bem como suas produções e reflexões teóricas acerca do processo de ensino e aprendizagem.
Nesta edição são apresentados 20 artigos que versam sobre experiências em sala de aula e aportes teóricos em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Arte, Tecnologia, Educação para a Sexualidade, Comunicação Social, Projeto Político Pedagógico, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão Social e o Plano Nacional de Educação.
Desejamos, a partir dos enfoques abordados, que esta edição possibilite amplas discussões acerca das melhorias no ensino e aprendizagem em sala de aula, e com isso aprimore a prática pedagógica dos professores.

 

Artigos

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR

Mônica Vasconcelos de ARAUJO
Ana Lúcia Gomes de BARROS
Páginas 2 – 15


AVALIAÇÃO ESCOLAR PARA ALÉM DA CLASSIFICAÇÃO PERSPECTIVAS, DESAFIOS E APONTAMENTOS

Priscila Gomes dos SANTOS
Páginas 15 – 28


RECONSTRUINDO A GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E SEUS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

Submissão da conjectura de universalidade aos dados da NASA
Edson Santos JÚNIOR
Jenner Barretto Bastos FILHO
Páginas 28 – 46


SMARTPHONE EM SALA DE AULA O USO DO APLICATIVO MATH X MATH EM PROBLEMAS DE ARITMÉTICA

Joállen Maurício André GOMES
Natércia de Andrade LOPES NETA
Páginas 46 – 65


AS POSSÍVEIS TENSÕES EXISTENTES ENTRE AVALIAÇÃ0 E

PROGRESSÃO CONTINUADA
Mônica Lima CAVALCANTI
Páginas 65 – 80

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ACESSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Fernanda Santos MOTA
Amélia Bento Moura da SILVA
Deise Juliana FRANCISCO
Páginas 80 – 95


A ARTE COMO UM RECURSO EDUCADOR

Ricardo Max Lima CAVALCANTE
Páginas 95 – 104


A ABORDAGEM DE GÊNERO NA RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E ALUNOS

Sayarah Carol Mesquita dos SANTOS
Priscila Gomes dos SANTOS
Michaelly Calixto dos SANTOS
Walter Matias LIMA
Páginas 104 – 117


O IDEB NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Jacy de Araújo AZEVEDO
Páginas 117 – 131


EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE, IGUALDADE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL POSSIBILIDADES E LIMITES

Dalva de Oliveira COSTA
Páginas 131 – 147


A PARTICIPAÇÃO DO DISCENTE NO PLANEJAMENTO DA EJA

Valdenor Pereira da SILVA
Natércia de Andrade LOPES NETA
Páginas 147 – 164

A SIMULAÇÃO MASSA-MOLA DO PHET COMO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM DA FORÇA ELÁSTICA (LEI DE HOOKE)
Benjamim Nunes de OLIVEIRA
Kleber Cavalcanti SERRA
Páginas 164 – 178


POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACEIÓ

Adriana Thiara de Oliveira SILVA
Páginas 178 – 195

TESTE CLOZE FERRAMENTA DE COMPREENSÃO LEITORA
Rosiene Omena BISPO
Páginas 195 – 211


POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EJA NA SEMED-MACEIÓ

Adelson Gomes da SILVA
Páginas 211 – 231

PRÁTICAS DOCENTE EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ
Maria Amábia Viana GOMES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Páginas 231 – 247


17 AEE CAMINHOS PARA INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Dina Maria Vital AVILA
Páginas 247 – 264

18 LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SEMED-MACEIÓ
Akauê Basili Eliopoulous LIMA
Páginas 264 – 272


19 O TRABALHO COM A LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR

Simone DA SILVA
Jucicleide Gomes ACIOLI
Páginas 272 – 284


20 CONTRIBUIÇÃO BRUNERIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

José Osvaldo HARRY
Páginas 284 – 294

Publicado: 2022-10-30

Edição completa