Vol. 2 No. 1 (2016): 2ª Edição
Apresentação:
Apresentamos ao público a segunda edição da Revista Eletrônica Saberes Docentes em Ação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED), através da Diretoria Geral de Ensino (DIGEN). Criada com o intuito de proporcionar aos professores mais um espaço para socializar suas experiências exitosas em sala de aula, bem como suas produções e reflexões teóricas acerca do processo de ensino e aprendizagem.
Nesta edição são apresentados 20 artigos que versam sobre experiências em sala de aula e aportes teóricos em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Arte, Tecnologia, Educação para a Sexualidade, Comunicação Social, Projeto Político Pedagógico, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão Social e o Plano Nacional de Educação.
Desejamos, a partir dos enfoques abordados, que esta edição possibilite amplas discussões acerca das melhorias no ensino e aprendizagem em sala de aula, e com isso aprimore a prática pedagógica dos professores.
Artigos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR
Mônica Vasconcelos de ARAUJO
Ana Lúcia Gomes de BARROS
Páginas 2 – 15
AVALIAÇÃO ESCOLAR PARA ALÉM DA CLASSIFICAÇÃO PERSPECTIVAS, DESAFIOS E APONTAMENTOS
Priscila Gomes dos SANTOS
Páginas 15 – 28
RECONSTRUINDO A GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E SEUS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
Submissão da conjectura de universalidade aos dados da NASA
Edson Santos JÚNIOR
Jenner Barretto Bastos FILHO
Páginas 28 – 46
SMARTPHONE EM SALA DE AULA O USO DO APLICATIVO MATH X MATH EM PROBLEMAS DE ARITMÉTICA
Joállen Maurício André GOMES
Natércia de Andrade LOPES NETA
Páginas 46 – 65
AS POSSÍVEIS TENSÕES EXISTENTES ENTRE AVALIAÇÃ0 E
PROGRESSÃO CONTINUADA
Mônica Lima CAVALCANTI
Páginas 65 – 80
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ACESSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Fernanda Santos MOTA
Amélia Bento Moura da SILVA
Deise Juliana FRANCISCO
Páginas 80 – 95
A ARTE COMO UM RECURSO EDUCADOR
Ricardo Max Lima CAVALCANTE
Páginas 95 – 104
A ABORDAGEM DE GÊNERO NA RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E ALUNOS
Sayarah Carol Mesquita dos SANTOS
Priscila Gomes dos SANTOS
Michaelly Calixto dos SANTOS
Walter Matias LIMA
Páginas 104 – 117
O IDEB NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Jacy de Araújo AZEVEDO
Páginas 117 – 131
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE, IGUALDADE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL POSSIBILIDADES E LIMITES
Dalva de Oliveira COSTA
Páginas 131 – 147
A PARTICIPAÇÃO DO DISCENTE NO PLANEJAMENTO DA EJA
Valdenor Pereira da SILVA
Natércia de Andrade LOPES NETA
Páginas 147 – 164
A SIMULAÇÃO MASSA-MOLA DO PHET COMO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM DA FORÇA ELÁSTICA (LEI DE HOOKE)
Benjamim Nunes de OLIVEIRA
Kleber Cavalcanti SERRA
Páginas 164 – 178
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACEIÓ
Adriana Thiara de Oliveira SILVA
Páginas 178 – 195
TESTE CLOZE FERRAMENTA DE COMPREENSÃO LEITORA
Rosiene Omena BISPO
Páginas 195 – 211
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EJA NA SEMED-MACEIÓ
Adelson Gomes da SILVA
Páginas 211 – 231
PRÁTICAS DOCENTE EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ
Maria Amábia Viana GOMES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Páginas 231 – 247
17 AEE CAMINHOS PARA INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Dina Maria Vital AVILA
Páginas 247 – 264
18 LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SEMED-MACEIÓ
Akauê Basili Eliopoulous LIMA
Páginas 264 – 272
19 O TRABALHO COM A LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR
Simone DA SILVA
Jucicleide Gomes ACIOLI
Páginas 272 – 284
20 CONTRIBUIÇÃO BRUNERIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
José Osvaldo HARRY
Páginas 284 – 294