GÊNERO TEXTUAL BILHETE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O presente relato aborda o uso do gênero textual bilhete como ferramenta pedagógica para a
construção das habilidades de leitura e escrita no 2º ano do ensino fundamental, em
consonância com as diretrizes da BNCC. Ressalta-se que alfabetizar transcende a simples
decodificação, envolvendo os usos sociais da escrita e promovendo o gosto pela leitura. Para
atingir esses objetivos, elaborou-se uma sequência didática (SD) composta por quatro
momentos lúdicos e interativos, que facilitam a compreensão das características do bilhete.
Realizou-se a sequência de atividades na Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama,
em Maceió, incluindo etapas, tais como contação de histórias, sondagem inicial, análise de
textos e produção textual, culminando na entrega de bilhetes decorados, acompanhada por
música, criando um ambiente afetivo e significativo que aumentou o engajamento dos alunos.
Os resultados indicaram que os alunos compreenderam as características do gênero textual
bilhete, bem como sua função social, desenvolvendo habilidades de leitura e escrita.
Concluiu-se que o trabalho com o gênero bilhete, de forma lúdica e estruturada, contribui
significativamente para o processo de alfabetização e letramento.