About the Journal
A revista Saberes Docentes em Ação é uma publicação semestral, da Secretaria Municipal de Educação de Maceió-SEMED. Seu principal objetivo é estimular a produção e o registro de experiências curriculares exitosas desenvolvidas por profissionais da Rede Municipal de Ensino, bem como de profissionais de outras redes e/ou instituições educacionais.
O periódico traz, a cada edição, relatos de experiências que materializam trabalhos didáticos exitosos desenvolvidos nas escolas da Rede pública Municipal e em outras redes de ensino, bem como reflexões pedagógicas, em formato de artigo científico, acerca de diferentes temáticas, que possam vir a contribuir para a melhoria do fazer docente e do processo de aprendizagem e ensino dos estudantes da Educação Básica.
Current Issue
Apresentação
É com alegria que anunciamos a 6ª Edição da Revista Saberes Docentes em Ação. Uma revista que há 7 anos vem trazendo as produções docentes para além dos muros da escola, fomentando os debates sobre temas cotidianos e transversais.
Sabemos que uma revista pode ser definida como uma coleção de textos, sobre determinado assunto, publicada periodicamente. Mas, quando pensamos na nossa Revista Saberes Docentes em Ação, o mote é a disseminação das boas práticas de nossas/os professoras/es, que estão, principalmente, em escolas de difícil acesso e que desenvolvem trabalhos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo de nossas/os estudantes.
Esta Edição traz 20 capítulos, em que 12 são artigos científicos e 8 são relatos de experiência. Ao todo, tivemos 42 profissionais da Educação que foram aprovadas/os para este volume.
Percorrendo toda Educação Básica e Superior, nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, os capítulos nos provocam a pensar sobre resolução de problemas sociais, traz a instituição escolar como ponte para estreitar o caminho entre o conhecimento científico e o popular, e mostra que uma experiência vivida em uma escola deve ser compartilhada entre outras.
Esse trançado de saberes que vai desde a experiência em alfabetizar na pandemia, até as estratégias de ensinagem Matemática, passando pela educação inclusiva; os debates sobre questões étnico-raciais, sobre a inserção das tecnologias nas escolas, e os desafios encontrados durante a experiência profissional, revelam uma amálgama replicável de conhecimentos partilhados por nossas/os docentes com toda generosidade e propriedade de quem entende que as instituições escolares são espaços de transformação social.
É com o espírito carregado de esperanças em dias melhores que fazemos votos de uma prazerosa leitura a todas/os.
Professoras Regina Lúcia Buarque e
Natercia de Andrade Lopes Neta
- ARTIGOS
1. ALFABETIZAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Everilda Pereira Siqueira de Almeida
1-8
2. APRENDER A QUESTIONAR PARA DESENVOLVER UM PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO
Rosana Muniz de Medeiros
Rui Marques Vieira
Francislê Neri de Souza
9-21
3. ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAPS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Iris Maria dos Santos Farias
Deise Juliana Francisco
22-39
4. AVALIAÇÃO CRÍTICA DE LIVROS DIDÁTICOS QUANTO A ABORDAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA
José Cicero Gomes Farias
Isnaldo Isaac Barbosa
40-57
5. BRINCANDO DE RODA: RESGATANDO AS CANTIGAS POPULARES
Priscilla Ferreira de Castro
Angiele dos Santos Lopes
58-66
6. DIÁLOGO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA
César da Silva Cabral
67-73
7. DISCALCULIA: IDENTIFICAR PARA INTERVIR
Maria Auxiliadora Rodrigues da Silva
74-88
8. EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DUAS PROFESSORAS
Tâmara Bárbara Batista Santos
Wilza Yara Carneiro Lins
89-102
9. EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E CULTURA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA RACIAIS NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS
Cristina Simone de Sena Teixeira
Conceição Maria Dias de Lima
Cristiano Cezar Gomes da Silva
102-120
10. ENSINO REMOTO, TDIC E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Luciana Francisca dos Santos
121-138
11. INTERVENÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO NO ENSINO REMOTO EM ESCOLA MUNICIPAL DE MACEIÓ
Edja Martins dos Santos Oliveira
Agenaz de Oliveira Moreira
Andréia Martins de Menezes Costa
Margarete Mota da Fonseca
139-148
12. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES
Jamisson Barbosa Almeida
José Fernando Ferro
Jonatas Ismael de Lima Silva
Camylla Gabriele dos Santos
Natércia de Andrade Lopes Neta
149-163
13. O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES
Adriana Jerônimo da Silva Araújo
164-173
14. O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO NOVO NORMAL
Rosely Maria Morais de Lima Frazão
174-182
15. PLANEJAMENTO COMPARTILHADO NA ESCOLA MUNICIPAL SELMA BANDEIRA: UMA VISÃO DIALÓGICA
Jaciana de Lima Costa
Josilda Silva de Lima
Vivian Souza Lima
183-192
16. PROCESSO DE SUPERAÇÃO E SENTIMENTO DOCENTE DE ENSINAR MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Allan Gomes dos Santos
Luis Ortiz Jimênez
193-203
17. RESPONSABILIZAÇÃO DO DIRETOR POR ASSÉDIO MORAL NA ESCOLA
Zuleica Dias SantAna
Adroaldo Pacheco Lessa Moreira
204-214
18. ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luis Felipe Cordeiro
Edilson Pontarolo
215-224
19. TEORIAS E PRÁTICAS DA DISCIPLINA HISTÓRIA E AS COMPETÊNCIAS DA BNCC
Ana Cristina de Lima Moreira
Francisco Airton Bastos Silva Filho
225-242
20. UMA ESTRATÉGICA NO ENSINAR E APRENDER DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA
Allan Gomes dos Santos
Luis Ortiz Jimênez
243-260