“A ÁFRICA QUE EU FALO”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS
Resumen
Este trabalho tece considerações sobre a experiência do desenvolvimento de práticas pedagógicas
voltadas a valorização da cultura afro-brasileira e construção da identidade de estudantes nos anos
iniciais do ensino fundamental. O presente relato apresenta uma prática de trabalho interdisciplinar
desenvolvida na Escola Municipal Maria Cecília Pontes Carnaúba com a turma do 1o ano do ensino
fundamental, cujo o objetivo visou aprofundar os conhecimentos sobre a origem das palavras de nossa
língua e como elas refletem a presença de povos africanos na formação da nossa sociedade. Está
fundamentado teoricamente nos estudos de Cooper (2006) sobre o ensino do passado a crianças,
buscando compreender como podemos ajudar crianças pequenas a se relacionarem com o passado por
meios que reflitam uma genuína investigação histórica e em Pinheiro (2023) na compreensão de
práticas educativas antirracistas. Conclui-se que o processo de alfabetização é campo fértil para a
abordagem de conhecimentos históricos de forma significativa e cativante, possibilitando a promoção
do senso de pertencimento e identidade.