LITERATURA DE CORDEL: A CULTURA POPULAR EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Rose Mary Correia da Silva
  • Larissa dos Santos Estevão

Resumen

O presente relato de experiência visa apresentar a prática pedagógica por meio da literatura de cordel com as turmas de 3o ano em duas escolas da rede pública de Maceió: Escola Municipal Maria Cecília Pontes Carnaúba e Escola Municipal Professora Marizette Correia Nunes Bruno. A literatura de cordel é um recurso pedagógico riquíssimo para a educação que potencializa as práticas de letramento contribuindo para a formação de leitores críticos e no ensino interdisciplinar, com importância destacada pela BNCC no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralidade. Está inserida no campo artístico-literário da área de linguagens e visa promover o contato dos alunos com as manifestações culturais tradicionais, a fim de valorizar a cultura popular brasileira e variedade linguística, desenvolvendo competências relacionadas à apreciação estética. O cordel, sendo uma manifestação cultural do Nordeste, contribui com o diálogo e provoca questionamentos sobre o contexto sociocultural dos estudantes, nesse sentido o presente escrito fundamenta-se nos escritos de Freire (1996; 2019) por sugerir aos educadores a utilização de elementos da realidade e da cultura local como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, a fim de tornar a educação mais significativa.

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Publicado

2025-01-31