ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE TINTAS NATURAIS
Resumen
Este relato de experiência visa a presentar a importância do componente curricular de Ciências
no processo de desenvolvimento escolar dos estudantes dos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Trata-se de uma apresentação de um experimento na (Sinpete/2023) na
Universidade Federal de Alagoas. A experiência, foi baseada nos estudos da (EMATER-DF) e
(EPAGRI-SC). A proposta desta prática foi tornar o ensino de Ciências mais acessível da
seguinte maneira: atividades práticas e criativas, uma abordagem sensorial, bem como
conceitual dos conteúdos. Consideramos que para tornar o ensino de Ciências mais próximo
do estudante é fundamental adotar estratégias que possam ser contextualizadas com o seu
cotidiano. Partimos do pressuposto que a aprendizagem escolar não se desenvolve em
qualquer lugar. A aprendizagem escolar ela precisa de tempo, por isso é considerada como um
processo, que demanda, planejamento, metodologias diversas e acompanhamento.