Vol. 1 Núm. 1 (2022): Seção Temática

Apresentação

 

É com grande alegria que estamos disponibilizando a Seção Temática sobre o ensino de Matemática da revista Saberes Docentes em Ação. 
Nesta Seção, apresentamos artigos que relatam sobre a Educação Matemática, numa de nossas parcerias com as Universidades e Grupos de Estudo e Pesquisa do Centro-Oeste e Sudeste brasileiros.
Isso demonstra o alcance e a trajetória da revista e daqueles que, com muita dedicação, mantiveram esse periódico como o veículo mais importante de divulgação das pesquisas e práticas desenvolvidas nas
Escolas de Maceió, e que se disseminaram pelo Brasil.
A Seção "Ensinar Matemática na Educação Infantil: práticas de reflexão", tem como objetivo difundir as práticas desenvolvidas na Educação Infantil para o ensino de Matemática. Estudos como os de
Alencar, Cunha e Jesus (2021) demonstram a importância do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos desde as tenras idades, pois isso pode colaborar com estudos complexos posteriores.
Assim, organizamos esse dossiê, composto por 4 artigos, contendo participação de professores da educação básica, professores universitários e pós-graduandos.

O primeiro artigo de Flaviane Meireles dos Santos Campeiro e Gerciane Gercina da Silva com o título ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. O artigo fez uma análise bibliográfica de dois documentos curriculares que embasam a Educação Infantil.
O segundo artigo são das autoras Regina Rosa Puppim, Ruhama Marisbela Aguiar Alves, Jorge Henrique Gualandi, com título GENERALIZANDO PADRÕES MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. O artigo fez um estudo de caso sobre atividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico.
O terceiro artigo das autoras Lilian Siqueira e Angelico, Rosemary Borin Cavalheiro com o título MATEMÁTICA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O artigo demonstra os diferentes contextos cotidianos e como estes podem auxiliar
na aprendizagem dos estudantes. 
E por último o quarto artigo escrito por Silvia Regina da Silva, Edvonete de Souza Alencar, Sonner Arfux de Figueiredo, com título ANÁLISE DA BRINCADEIRA “DANÇA DAS CADEIRAS” PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIA
NUMÉRICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O artigo traz reflexões sobre as possibilidades dom uso da brincadeira “dança das cadeiras” para o ensino de sequência numérica.
Esperamos que nossas/os docentes e leitoras/es compartilhem de nosso sonho e também façam desta revista e de sua leitura companhias sempre presentes, para toda a vida acadêmica e profissional. 


Edvonete Souza de Alencar e Organizadoras da Revista

 

Referências
ALENCAR, E. S. ; CUNHA, A. C. ; JESUS, P. S. . Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática. ROTEIRO , v. 46, p. e23794, 2021.

Publicado: 2022-11-04