Sulla rivista

A revista Saberes Docentes em Ação é uma publicação semestral, da Secretaria Municipal de Educação de Maceió-SEMED. Seu principal objetivo é estimular a produção e o registro de experiências curriculares exitosas desenvolvidas por profissionais da Rede Municipal de Ensino, bem como de profissionais de outras redes e/ou instituições educacionais.

O periódico traz, a cada edição, relatos de experiências que materializam trabalhos didáticos exitosos desenvolvidos nas escolas da Rede pública Municipal e em outras redes de ensino, bem como reflexões pedagógicas, em formato de artigo científico, acerca de diferentes temáticas, que possam vir a contribuir para a melhoria do fazer docente e do processo de aprendizagem e ensino dos estudantes da Educação Básica.

Ultimo numero

V. 6 N. 1 (2022): 6ª Edição

Apresentação

 

É com alegria que anunciamos a 6ª Edição da Revista Saberes Docentes em Ação. Uma revista que há 7 anos vem trazendo as produções docentes para além dos muros da escola, fomentando os debates sobre temas cotidianos e transversais.

Sabemos que uma revista pode ser definida como uma coleção de textos, sobre determinado assunto, publicada periodicamente. Mas, quando pensamos na nossa Revista Saberes Docentes em Ação, o mote é a disseminação das boas práticas de nossas/os professoras/es, que estão, principalmente, em escolas de difícil acesso e que desenvolvem trabalhos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo de nossas/os estudantes.

Esta Edição traz 20 capítulos, em que 12 são artigos científicos e 8 são relatos de experiência. Ao todo, tivemos 42 profissionais da Educação que foram aprovadas/os para este volume.

Percorrendo toda Educação Básica e Superior, nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, os capítulos nos provocam a pensar sobre resolução de problemas sociais, traz a instituição escolar como ponte para estreitar o caminho entre o conhecimento científico e o popular, e mostra que uma experiência vivida em uma escola deve ser compartilhada entre outras.

Esse trançado de saberes que vai desde a experiência em alfabetizar na pandemia, até as estratégias de ensinagem Matemática, passando pela educação inclusiva; os debates sobre questões étnico-raciais, sobre a inserção das tecnologias nas escolas, e os desafios encontrados durante a experiência profissional, revelam uma amálgama replicável de conhecimentos partilhados por nossas/os docentes com toda generosidade e propriedade de quem entende que as instituições escolares são espaços de transformação social.

É com o espírito carregado de esperanças em dias melhores que fazemos votos de uma prazerosa leitura a todas/os.

 

Professoras Regina Lúcia Buarque e

Natercia de Andrade Lopes Neta

 

  1. ARTIGOS

    1. ALFABETIZAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
    Everilda Pereira Siqueira de Almeida
    1-8

    2. APRENDER A QUESTIONAR PARA DESENVOLVER UM PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO

    Rosana Muniz de Medeiros
    Rui Marques Vieira
    Francislê Neri de Souza
    9-21

    3. ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAPS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Iris Maria dos Santos Farias
    Deise Juliana Francisco
    22-39

    4. AVALIAÇÃO CRÍTICA DE LIVROS DIDÁTICOS QUANTO A ABORDAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA

    José Cicero Gomes Farias
    Isnaldo Isaac Barbosa
    40-57

    5. BRINCANDO DE RODA: RESGATANDO AS CANTIGAS POPULARES
    Priscilla Ferreira de Castro
    Angiele dos Santos Lopes
    58-66

    6. DIÁLOGO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA

    César da Silva Cabral
    67-73

    7. DISCALCULIA: IDENTIFICAR PARA INTERVIR
    Maria Auxiliadora Rodrigues da Silva
    74-88

    8. EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DUAS PROFESSORAS

    Tâmara Bárbara Batista Santos
    Wilza Yara Carneiro Lins
    89-102

    9. EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E CULTURA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA RACIAIS NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS

    Cristina Simone de Sena Teixeira
    Conceição Maria Dias de Lima
    Cristiano Cezar Gomes da Silva
    102-120

    10. ENSINO REMOTO, TDIC E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

    Luciana Francisca dos Santos
    121-138

    11. INTERVENÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO NO ENSINO REMOTO EM ESCOLA MUNICIPAL DE MACEIÓ

    Edja Martins dos Santos Oliveira
    Agenaz de Oliveira Moreira
    Andréia Martins de Menezes Costa
    Margarete Mota da Fonseca
    139-148

    12. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES

    Jamisson Barbosa Almeida
    José Fernando Ferro
    Jonatas Ismael de Lima Silva
    Camylla Gabriele dos Santos
    Natércia de Andrade Lopes Neta
    149-163

    13. O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES

    Adriana Jerônimo da Silva Araújo
    164-173

    14. O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO NOVO NORMAL

    Rosely Maria Morais de Lima Frazão
    174-182

    15. PLANEJAMENTO COMPARTILHADO NA ESCOLA MUNICIPAL SELMA BANDEIRA: UMA VISÃO DIALÓGICA
    Jaciana de Lima Costa
    Josilda Silva de Lima
    Vivian Souza Lima
    183-192

    16. PROCESSO DE SUPERAÇÃO E SENTIMENTO DOCENTE DE ENSINAR MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

    Allan Gomes dos Santos
    Luis Ortiz Jimênez
    193-203

    17. RESPONSABILIZAÇÃO DO DIRETOR POR ASSÉDIO MORAL NA ESCOLA

    Zuleica Dias SantAna
    Adroaldo Pacheco Lessa Moreira
    204-214

    18. ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Luis Felipe Cordeiro
    Edilson Pontarolo
    215-224

    19. TEORIAS E PRÁTICAS DA DISCIPLINA HISTÓRIA E AS COMPETÊNCIAS DA BNCC

    Ana Cristina de Lima Moreira
    Francisco Airton Bastos Silva Filho
    225-242

    20. UMA ESTRATÉGICA NO ENSINAR E APRENDER DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA

    Allan Gomes dos Santos
    Luis Ortiz Jimênez
    243-260
Pubblicato: 2022-11-04
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