VIVÊNCIAS E PRÁTICAS NO COTIDIANO DO MATERNAL II:
A culinária no contexto brincante
Parole chiave:
crianças, brincar, cotidianoAbstract
Este trabalho busca apresentar um recorte das experiências com crianças de 3 anos de idade de uma turma do maternal II B do CMEI Professor Paulo Freire em uma experiência de vivências e práticas brincantes com a culinária através do cotidiano. A observação atenciosa ao repertório brincante das crianças no contexto de acolhimento permitiu ampliar este repertório tendo o brincar como possibilidade plural de linguagens expressivas, uma dimensão importante do currículo configurando um espaço rico de possibilidades, criativas e imaginárias diante do brincar, ampliando o repertório sócio cultural das crianças através das múltiplas vivências com leituras e materialidades diversas. Por meio do processo de apreciar, observar, se encantar, curiá, criar, imaginar, brincar e fantasiar ao passo que as crianças adentravam nas brincadeiras simbólicas foram também capturadas pelo fazer as receitas na sua integralidade conhecendo cada etapa de uma receita, colocando a mão na massa, sentido todas as sensações, texturas sabores cores e aromas. Por meio dos contextos brincantes com confecções de receitas, escultura, leituras e brincadeiras. Como aporte teórica tem-se os documentos que regem a educação infantil as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, as Orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de Maceió e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC.