ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
O Ateliê Mágico
Parole chiave:
Criatividade, Educação Infantil, Experiência, Pedagogia da infância, DocênciaAbstract
Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado II, em Educação Infantil, o qual foi realizado em uma Instituição Pública da Rede Municipal de Ensino em Maceió-AL, a partir de observações e produção de um projeto de intervenção que contemplasse uma das múltiplas linguagens da Educação Infantil. O projeto foi desenvolvido na turma do Jardim II da referida instituição, sendo uma proposta de intervenção de estudantes do 6° período do curso de Pedagogia sob orientação do supervisor de estágio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O projeto intitulado “Linguagem artística na Educação Infantil: O Ateliê Mágico” voltou-se para a abertura de um espaço outrora indiferente, que foi exatamente a ação pedagógica nas artes visuais favorecendo a produção pela imaginação da própria criança. Além disto, procurou revitalizar a sala de artes “Ateliê Mágico”, dando continuidade ao trabalho iniciado por estagiárias de semestres anteriores, que também, nessa perspectiva, organizaram um ambiente propicio à criação e recriação da arte com sensibilidade, brincadeira e muita imaginação.