LOJINHA ITINERANTE

Autori

  • Sheila Rodrigues de Oliveira de Azevedo
  • Rita de Cássia Vasconcellos Sarmento
  • Darlene Correia Tenório

Abstract

Este trabalho apresenta um relato de experiência de atividades sobre o sistema
monetário brasileiro, realizadas com crianças das turmas de 1o e 2o ano na escola
municipal Maria de Lourdes de Melo Pimentel, localizada no bairro Village
Campestre/Cidade Universitária em Maceió/AL. Teve como objetivo proporcionar o
conhecimento sobre o sistema monetário na prática, em situações do cotidiano,
identificando e utilizando as cédulas, nos conceitos básicos de compra, venda e troca.
Envolveu ainda resolução de problemas de adição e subtração incentivando a contagem
de cédulas e a prática de calcular trocos. O presente relato pautou-se nos fundamentos
teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos estudos sobre
alfabetização matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa
(PNAIC). Dentre os resultados destacamos a consolidação das habilidades de
reconhecer o sistema monetário brasileiro e fazer uso dele em vivências semelhantes à
situações do cotidiano.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2025-01-31