Um olhar sobre a figura feminina no Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Autores

  • Bruna dos Santos Faria Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
  • Isabelle Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as personagens femininas da consagrada obra de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo (1932). Busca-se refletir sobre como se dá a representação da mulher, partindo não apenas da obra em si, como também do contexto histórico no qual foi publicada. Admirável Mundo Novo é uma distopia que propicia diversos debates acerca da influência da tecnologia e da ciência na vida em sociedade, e pouco se discute sobre a representação da mulher na obra. Ao analisar o livro de modo mais direcionado, podemos observar como a estrutura patriarcal da sociedade da época pode estar refletida na representação dessas personagens na narrativa, o que influencia nos rumos da trama e permite que determinadas violências passem despercebidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna dos Santos Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Graduanda em Letras (Português/Japonês), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Isabelle Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Graduanda em Letras (Português/Literaturas), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2019).

Downloads

Publicado

2020-07-14

Como Citar

Faria, B. dos S., & Soares, I. (2020). Um olhar sobre a figura feminina no Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. CADERNOS CÊNICOS, 2(2), 13. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/10582

Edição

Seção

Artigos