Um olhar sobre a figura feminina no Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Authors

  • Bruna dos Santos Faria Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
  • Isabelle Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar as personagens femininas da consagrada obra de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo (1932). Busca-se refletir sobre como se dá a representação da mulher, partindo não apenas da obra em si, como também do contexto histórico no qual foi publicada. Admirável Mundo Novo é uma distopia que propicia diversos debates acerca da influência da tecnologia e da ciência na vida em sociedade, e pouco se discute sobre a representação da mulher na obra. Ao analisar o livro de modo mais direcionado, podemos observar como a estrutura patriarcal da sociedade da época pode estar refletida na representação dessas personagens na narrativa, o que influencia nos rumos da trama e permite que determinadas violências passem despercebidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna dos Santos Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Graduanda em Letras (Português/Japonês), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Isabelle Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Graduanda em Letras (Português/Literaturas), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2019).

Published

2020-07-14

How to Cite

Faria, B. dos S., & Soares, I. (2020). Um olhar sobre a figura feminina no Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. CADERNOS CÊNICOS, 2(2), 13. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/10582

Issue

Section

Artigos