Chapéu Sem Cabeça:

Povo Alagoano, Guerreiro por natureza

Autores

  • Bruna Souza de Oliveira UFAL
  • Adriane de Deus UFAL
  • Dalmi Ferreira Santos UFAL
  • Elissandra Araújo Coutinho
  • Fabianne Cristinne Costa Paranhos UFAL
  • Ione Maria da Silva Santos UFAL
  • Maria Gabriela de Oliveira Souza

Palavras-chave:

Guerreiro. Cultura. Arte. Alagoas.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar um recorte de um panorama das danças populares em Alagoas, com ênfase no Guerreiro, a partir dos olhares de 4 pesquisadores/brincantes e de dois mestres. A pesquisa tem como característica metodológica o relato de experiência, que foi construído a partir dos estudos dentro das disciplinas “Panorama da dança em Alagoas” e “Danças populares de Alagoas”, que enfatizam a cultura local no curso de licenciatura em dança. Leituras sobre o tema, vivências junto aos mestres e estudiosos da cultura popular, coleta de informações relevantes via imagens, áudios e vídeos foram fundamentais para a construção da pesquisa. Os apontamentos aqui apresentados foram oriundos de 2 encontros virtuais e dois presenciais, em que cada participante expôs temas relacionados às práticas espetaculares da cultura alagoana, cujas falas enfatizaram a invisibilidade de tal arte nos dias atuais. Foram discutidas também questões voltadas à valorização e ao pertencimento do povo para com sua cultura, à falta de apoio e investimento público e as possíveis estratégias para a manutenção dessas danças populares. Questões estas que ainda provocam indagações sobre esse lugar do existir do Guerreiro, das falas dos mestres e convidados que emergem desse contexto de tentar manter a cultura para não cair no esquecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, Edson. As estórias de um cantador. Blogspot, 2008. Disponível em> <http://jurandirbozo.blogspot.com/2008/05/as-estrias-de-um-cantador.html?m=1> Acesso em: 04/09/2022 às 22:49h.

CAVALCANTI, Telma César. Tradição e juventudes em Alagoas: o grupo de coco de roda xique-xique. Tese (doutorado em Educação) Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, 2018.

CAVALCANTI, Telma César. Guerreiro e identidade alagoana. Revista Graciliano. Ano IV nº 10 - setembro/outubro, 2011. Disponível em: <https://issuu.com/editoracepal/docs/graciliano_n10_brincadeirapopular> Acesso em: 25 de maio de 2022.

DEUS, Adriane. Representações de corpo no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos. – Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós Graduação. Maceió, 2014.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA Tomas Tadeu da (Org.).

O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Ideologia do ser saudável e cuidado de si. In: NÓBREGA, Terezinha Petrucia da (org). Escritos sobre o corpo: diálogos entre arte, ciência, filosofia e educação. Natal, Editora da EDUFRN, 2009.

NAKAMURA, André Luiz. Danças. Festival do Folclore de Olímpia. Estância turística de Olímpia, São Paulo. 58ª edição. 2022. Disponível em: <https://www.folcloreolimpia.com.br/-dancas/#:~:text=GRUPOS%20PARAFOLCL%C3%93RICOS,est%C3%A9tica%20e%20prop%C3%B3sito%20art%C3%ADstico%2Despetacular> Acesso em: 07/09/2022.

REY, Fernando Luis Gonzáles. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico- cultural. Tradução: Raquel Souza. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

SILVA, Cláudio Antônio Santos da. "Botar figurás" e "desfigurar a moeda" entremeios e formação para a cena de uma "cínica" dança pessoal. Tese de Doutorado. UFBA, Salvador, 2021.

SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. Processos de criação x identidade cultural: grupos de danças brasileiros que em cena brincam com as danças folclóricas. O Teatro Transcende. Blumenau, v. 16, n. 01, p. 60-77, 2011.

ZAMBONI, Sílvio. A Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. 4ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

Downloads

Publicado

2024-01-16

Como Citar

Souza de Oliveira, B., de Deus, A. ., Ferreira Santos, D., Araújo Coutinho, E. ., Cristinne Costa Paranhos, F. ., Maria da Silva Santos, I., & Gabriela de Oliveira Souza, M. . (2024). Chapéu Sem Cabeça: : Povo Alagoano, Guerreiro por natureza. CADERNOS CÊNICOS, 5(8). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/16252

Edição

Seção

Artigos