O FEMINISMO DE SIMONE DE BEAUVOIR:
UMA ANÁLISE DE A MULHER E A COMPADECIDA NA PEÇA DE ARIANO SUASSUNA.
Keywords:
Feminismo, Auto da Compadecida, Simone de BeauvoirAbstract
Esta pesquisa fez uma análise das personagens femininas do texto teatral O Auto da Compadecida de autoria do paraibano Ariano Suassuna à luz da teoria feminista da filósofa Simone de Beauvoir. Neste estudo observamos o olhar da sociedade e a construção do ser mulher nas personagens Dora e A Compadecida. Para tanto, utilizamos as reflexões abordadas no livro O Segundo Sexo como proposta teórica para essa análise, considerando o pertinente estudo de Beauvoir sobre as perspectivas desnaturalizantes e antiessencialistas do que é ser mulher. Nosso propósito é provocar um diálogo entre a mulher de Ariano Suassuna e a mulher de Simone de Beauvoir.
Downloads
References
ALMADA, Daniella Carneiro Libânio. O circo na poética de Ariano Suassuna. Plural Pluriel, 2018, n° 18.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
FELDEN, Patrícia. A categoria da alteridade em o segundo sexo de Simone de Beauvoir (destacando a relação entre homens e mulheres). Sapere aude – Belo Horizonte, v. 10 – n. 20, p. 809-814, Jul./Dez. 2019 – ISSN: 2177-6342.
KERSH, Teresinha. Os Tons Trágico de Ariano Suassuna: uma leitura de uma mulher vestida de sol. 2012. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.
SANTOS, Alane Regina Rodrigues; SANTOS, Catarina Angélica; SANTOS; Andréia Rodrigues. As relações de poder no semiárido nordestino. Revista Ambivalências • ISSN 2318-3888 • V2 • N.4 • p. 151 – 164 • Jul-Dez/2014.
SOUZA, Isabel Amphilo Rodrigues. O Auto da compadecida: da cultura popular à cultura de massa uma análise a partir da folkmídia. 2003. Dissertação (Pós-Graduação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.
SUASSUNA, Ariano. O auto da compadecida. 40. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018
VICTOR, Adriana; LINS, Juliana. Ariano Suassuna - um perfil biográfico. 01. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2007
WEBSITES
ALBUQUERQUE, Túlio. Regionalismo e coronelismo no filme “O Auto da Compadecida”. In: I Seminário nacional fontes documentais e pesquisa histórica: diálogos interdisciplinares, 2019. Anais eletrônico, Disponível em: <https://www.academia.edu/4089886/REGIONALISMO_E_CORONELISMO_NO_FILME_O_AUTO_DA_COMPADECIDA>. Acesso em: 21 mar 2023
BEZERRA, Juliana. Feminismo no Brasil. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/feminismo-no-brasil/. Acesso em: 28 mar. 2023
BRITO, Claudio. 1 Vídeo (49 min). Ariano Suassuna: Cabra de Coração e Arte ou O Cavaleiro da Alegre Figura. Publicado pelo canal TVIFPB, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=K8VYXtXhWJo&ab_channel=TVIFPB> Acesso em: 26 fev. 2023.
CLÊNIO Wanderley. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa434092/clenio-wanderley. Acesso em: 21 de março de 2023. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
CAMAROTTI, Gerson. Ariano Suassuna, 95 anos: o último testamento (entrevista inédita). G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/blog/gerson-camarotti/post/2022/06/16/ariano-suassuna-95-anos-o-ultimo-testamento-entrevista-inedita.ghtml> Acesso em: 26 fev. 2023.
CARDOSO, Fabio. Um Brasil imaginado. Pesquisa FAPESP. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/um-brasil-imaginado/> Acesso em: 26 fev. 2023.
DIANA, Daniela. Movimento Armorial. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/movimento-armorial/> Acesso em: 20 mar. 2023.
DIANA, Daniela. Simone de Beauvoir. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/simone-de-beauvoir/. Acesso em: 28 mar. 2023
FILHO, Francisco. Clênio Wanderley, o que nasceu diretor, como outros nascem santos. In: Simpósio nacional de história, n° 30, 2019, Recife. Recife: ANPUH-Brasil, 2019. Anais eletrônico, Disponível em: <https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1553030908_ARQUIVO_SNH_RECIFE.pdf>. Acesso em: 21 mar 2023
HERMILO Borba Filho. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa7224/hermilo-borba-filho. Acesso em: 21 de março de 2023. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
JEAN-PAUL Sartre. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18036/jean-paul-sartre. Acesso em: 21 de março de 2023. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
LUCHETTA, Evellyn; BISPO, Giovanna; DORNELAS, Helena. Ariano Suassuna: escritor, dramaturgo, cidadão e defensor da cultura popular. Agência de Notícias CEUB. Disponível em: <https://agenciadenoticias.uniceub.br/perfil/ariano-suassuna-escritor-dramaturgo-cidadao-e-defensor-da-cultura-popular/#:~:text=Um%20dos%20principais%20estudiosos%20brasileiros,criar%20uma%20arte%20verdadeiramente%20brasileira.> Acesso em: 26 fev 2023.
PAULINO, Suzana Ferreira; PROCÓPIO, Pedro Paulo; MOURA, Andréa Kaline Arcoverde; BARKOKÉBAS, Ariadne Barros. Educação e representações femininas no auto da compadecida de Ariano Suassuna. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 2017. Anais eletrônicos, Disponível em: < https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enlacando/2017/TRABALHO_EV072_MD1_SA14_ID363_17072017173639.pdf f>. Acesso em: 21 mar 2023.
SIMONE DE BEAUVOIR. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Simone_de_Beauvoir&oldid=65457249>. Acesso em: 10 mar. 2023.
TEATRO do Estudante de Pernambuco (TEP). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo404785/teatro-do-estudante-de-pernambuco-tep. Acesso em: 21 de março de 2023. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.