Do logro ao lucro & A parceria da liberdade
Algumas reflexões em torno de: Mandrágora, Tartufo, O Inspetor Geral e Hernani
Mots-clés :
Logro, Lucro, Malandragem, LiberdadeRésumé
O texto propõe uma interlocução entre a literatura dramática e o comportamento malandro, através das peças teatrais Mandrágora, de Maquiavel, Tartufo, de Molière, e O Inspetor Geral, de Gogol, procurando demonstrar a indissociabilidade entre logro e lucro como sendo faces da mesma moeda. Por outro lado, promovemos também uma análise da peça Hernani, de Victor Hugo, que se junta ao conjunto das outras peças por expressar em particular o tema liberdade, como forma expressiva do ser humano de convivência entre os iguais, a qual é expressa nessa peça para exprimir o desejo individual de Victor Hugo em seu clássico rompimento com os princípios expressos pelo movimento classicista.
Téléchargements
Références
ABENSOUR, Gérard. Vsévolod Meierhold, ou A invenção da encenação. (Tradução de J. Guinsburg et al.). São Paulo: Perspectiva, 2011.
ARAUJO, Rafael. A Mandrágora: poder, liberdade e condição humana. In: Arte e Política. CHAIA, Miguel (Org.). Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.
ARISTÓFANES. A Greve do Sexo (Lisístrata) / A revolução das Mulheres. (Tradução e Introdução de Mário da Gama Kury). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1996.
ARISTÓTELES. Poética. (Tradução de Eudoro de Souza). S. Paulo: Ars Poética, 1993.
BAUDELAIRE, Charles. Poesia e Prosa: volume único (edição organizada por Ivo Barroso); Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética (A Teoria do Romance). (Equipe de tradução: Aurora Fornoni Bernadini, José Pereira Junior, Augusto Góes Junior, Helena Spryndis Nazário, Homero Freitas de Andrade.) São Paulo: Editora Unesp, 1993.
BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BERGSON, Henri. O Riso. (Tradução de Ivone Castilho Benedetti). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BERMANN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar – A aventura da modernidade. (Tradução de Carlos Felipe Moisés, Ana Maria L. Ioriatti). São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. Rio de Janeiro: Ouro sobre o azul, 2010.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1976.
CHAIA, Miguel. Arte e Política. Rio de Janeiro: Azougue Editoria, 2007.
CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. (Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza), São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997.
CAVALIERE, Arlete. Teatro Completo – Nikolai Gógol. (Organização, Tradução, Prefácio e Notas de Arlete Cavaliere). São Paulo: Ed. 34, 2009.
DIDEROT, Denis. Discurso sobre a poesia dramática. (Tradução, apresentação e notas de Franklin de Mattos). São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
GÓGOL, Nicolai. Teatro Completo. São Paulo: Ed. 34, 2009.
GÓGOL, Nicolai. À saída do teatro depois da apresentação de uma nova comédia e Avenida Niévski. (Tradução de Arlete Cavaliere). São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GREGORICH, Luis; ROMANO, Eduardo. Historia de la literatura mundial. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina S.A., 1969/1978.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
HELIODORA, Barbara. Caminhos do teatro ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2013.
HUGO, Victor. Hernani. (Tradução de Hilário Correia). São Paulo: Editora das Américas S/A, 1959.
HUGO, Victor. Do Grotesco e do Sublime – Tradução do “Prefácio do Cromwell”. (Tradução e Notas de Celia Berretini). São Paulo: Perspectiva, 1988.
LESSA, Sergio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
LESSING, Gotthold Ephraim. De Teatro e Literatura. São Paulo: WPU, 1991.
MACEDO, José Rivair. Riso, Cultura e Sociedade na Idade Média. Porto Alegre/São Paulo: Ed. Universidade/UFRGS/Editora Unesp,2000.
MAQUIAVEL, Nicolau. A Mandrágora. (Tradução de Pedro Garcez Ghirardi); São Paulo: Brasiliense, 1987.
MEYERHOLD, Vsévolod. Do Teatro. (Tradução e Notas de Diego Moschkovich; Prefácio de Béatrice Picon-Vallin). São Paulo: Iluminuras, 2012.
MINOIS, Georges. História do Riso e do Escárnio. (Tradução de Maria Elena O. Ortiz Assumpção); São Paulo: Editora Unesp, 2003.
MOLIÈRE. Tartufo. (Tradução e adaptação de Guilherme Figueiredo). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1975
MORETTO, Fulvia, BARBOSA, Sidney. Aspectos do teatro ocidental. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PLAUTO. Comédias. S. Paulo: Ed. Cultrix, 1978.
PROPP, Vladímir. Comicidade e Riso. São Paulo: Editora Ática, 1992.
RODRIGUES, Antonio Medina. As Utopias Gregas. São Paulo: Brasiliense, 1988.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. (Tradução de André Telles). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 1957.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.