A Lei Lucas – lei federal n. 13.722/2018

importância no cenário da educação básica no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Escolas, Lei Federal nº 13.722/2018, Primeiros socorros, Parcerias público-privadas

Resumo

O presente artigo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, cujo objeto de estudo foi a Lei Federal nº 13.722 de 2018, também conhecida como “Lei Lucas”, que se originou após o incidente que acometeu o menino de mesmo nome, levando-o à morte em decorrência de um engasgo, durante um passeio promovido pela escola. O interesse pelo tema deu-se por meio da experiência e vivência na área da saúde, enquanto profissional de enfermagem e também como graduanda em pedagogia, visto que a lei, objeto deste estudo, dialoga com as áreas da saúde e da educação. A metodologia consistiu num estudo de natureza bibliográfica e documental. O objetivo geral é analisar a referida lei e sua relevância para a educação básica no Brasil. O cenário de relevância para a criação e a implantação desta lei aponta para o ganho de mais responsabilidades para a profissão docente.

Biografia do Autor

Beatriz Alves Torres, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Técnica de enfermagem. Bacharel em enfermagem pela Ufal no ano de 2021 e graduanda em Pedagogia pela mesma Universidade.

Sandra Regina Paz da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora Doutora em Educação, pelo Centro de Educação – CEDU, da Universidade Federal de Alagoas – Ufal.

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

Torres, B. A., & Silva, S. R. P. da. (2025). A Lei Lucas – lei federal n. 13.722/2018: importância no cenário da educação básica no Brasil. CADERNOS PEDAGÓGICOS, 1(1), p.10–23. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cadpedagogia/article/view/19109

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