Mediação de leitura através dos Instagrans literários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y8121-134

Palavras-chave:

Instagram literário, mediação de leitura, mídias sociais.

Resumo

Nas mídias sociais, as pessoas buscam encontrar quem compartilha dos mesmos interesses. Hoje em dia, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, é possível encontrar na web variadas mídias sociais voltadas para os leitores. Os Instagrans literários são perfis criados na plataforma do Instagram com o intuito de divulgar livros, aproximar pessoas com gostos de leitura similares e criar uma comunidade literária. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa foi verificar a contribuição dos perfis literários no Instagram como mediadores de leitura. Entre os objetivos específicos estão: caracterizar as formas de mediação de leitura e de atuação do bibliotecário como mediador de leitura; compreender o uso das mídias sociais no incentivo à leitura; contextualizar o espaço do bookstagram e analisar esses perfis e suas interações com seus seguidores. Quanto à metodologia, essa é uma pesquisa descritiva com abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. Como instrumento para coleta de dados foram aplicados questionários eletrônicos com o objetivo de analisar a interação dos perfis literários com seus seguidores, além das percepções pessoais desses moderadores em relação à forma como eles mediam a leitura. Conclui-se que os Instagrans literários contribuem ativamente na mediação da leitura digital através das ferramentas utilizadas para a criação de conteúdo e que os leitores atuam como os próprios mediadores da leitura.

Palavras-chave: Instagram literário. Mediação da leitura. Mídias sociais. Bookstagram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anamaria Barreto Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação - Universidade Federal de Sergipe.

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciência da Informação (UFBA). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFS.

Downloads

Publicado

11/12/2021

Como Citar

Nascimento, A. B., & Nunes, M. S. C. (2021). Mediação de leitura através dos Instagrans literários. Ciência Da Informação Em Revista, 8(2), 121–134. https://doi.org/10.28998/cirev.%y8121-134

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports