A contribuição bakhtiniana para a indexação de obras estético-literárias

Autores

  • Sandra Rafaela Batista Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Hélio Márcio Pajeú Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2022v10f

Palavras-chave:

indexação, obras estético-literárias, Mikhail Bakhtin, indexação dialógica, ficção literária

Resumo

O objetivo deste artigo é ponderar como as concepções da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, sobretudo o gênero do discurso e o dialogismo, podem contribuir para a indexação de obras estético-literárias. A exposição das concepções desse filósofo leva ao entendimento de que a obra estético-literária, assim como a científica, é um gênero, logo tem elementos que precisam serem considerados na leitura documentária para fins de representação. Baseada no dialogismo, aspecto inerente ao enunciado, propõe a indexação dialógica como forma de identificar e até selecionar assuntos para representar tais obras, propondo, dessa forma, outra maneira de pensar e praticar a indexação. A metodologia tem caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, realizada na forma de uma pesquisa bibliográfica e documental. Considera que qualquer obra estética é um enunciado concreto, e, para ser lida, interpretada e analisada, devem ser considerados os elementos que a constitui e o diálogo que estabelece com outros textos.

Biografia do Autor

Sandra Rafaela Batista Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Graduada em Biblioteconomia pela UFPE.

Hélio Márcio Pajeú, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, na área de Serviços de Informação e Cultura. Membro do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe) e líder do Laboratório de Investigações Bakhtinianas Relacionadas à Informação e Cultura (LIBRI-CI/CNPq).

Downloads

Publicado

06/08/2023

Como Citar

Silva, S. R. B., & Pajeú, H. M. . (2023). A contribuição bakhtiniana para a indexação de obras estético-literárias. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–14. https://doi.org/10.28998/cirev.2022v10f

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)