A competência informacional dos bibliotecários de referência de universidades brasileiras

Autores

Palavras-chave:

competência informacional, serviço de referência, biblioteca universitária brasileira

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a competência informacional de bibliotecários de serviços de referência que atuam em bibliotecas universitárias brasileiras. Caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizou-se do instrumento questionário para coletar dados com 40 bibliotecários de 40 bibliotecas universitárias no Brasil. As questões basearam-se nas diretrizes da American Library Association sobre competência informacional e na literatura científica. Os questionamentos foram realizados em perguntas fechadas de múltipla escolha ou utilizando-se da escala de Likert, abordando a capacidade do bibliotecário de referência, seu comportamento perante as fontes informacionais, habilidades na comunicação dos serviços, principais dificuldades dos usuários, treinamentos de usuários, interfaces de comunicação digital e avaliação desses serviços. O estudo revela um bibliotecário que se preocupa em desenvolver competências/habilidades ao longo da vida, preocupado em aprender tecnicamente e desenvolver habilidades para perceber o comportamento do utilizador de bibliotecas, focando nas dificuldades deles para encontrar a informação que deseja, nos treinamentos para torná-los autônomos, nas interfaces comunicacionais e na avaliação dos serviços ofertados pelas bibliotecas investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Mota, A. R. S., & Borges, M. M. (2023). A competência informacional dos bibliotecários de referência de universidades brasileiras. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–17. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/14648

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.