Biblioteca digital no ensino básico nas escolas Colégio Técnico e Centro Pedagógico da UFMG, no período de pandemia Covid-19

o caso da plataforma de leitura Árvore

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16265

Palavras-chave:

biblioteca digital, biblioteca escolar, e-books, ensino remoto emergencial

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os serviços e os benefícios proporcionados pela Biblioteca Digital Árvore de Livros, plataforma adotada pelos bibliotecários do Centro Pedagógico e do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, com a intenção de atender às demandas dessas instituições durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Conduzida no período de 2020 a 2021, a pesquisa, de natureza qualiquantitativa, utilizou relatórios da plataforma Árvore de Livros, entrevistas semiestruturadas com bibliotecários, professores e um responsável técnico da plataforma, além do contrato de aquisição. Este estudo possibilitou explorar, investigar e documentar a fonte de informação digital adotada em um contexto educacional desafiador. Embora tenham sido identificados resultados positivos no uso da Biblioteca Árvore, alguns questionamentos surgiram em relação à viabilidade e ao custo-benefício do investimento em períodos considerados normais. A pesquisa destacou a relevância da biblioteca escolar para o ensino básico e ressaltou a importância do papel do bibliotecário dentro das unidades de informação, especialmente na avaliação de produtos e serviços em situações específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Silva de Souza Jorge, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Formação de Leitores pela Facudade internacional Signorelli. Aperefeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Biblioteconomia Universidade Federal de Minas Gerais. Bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais.

Marília de Abreu Martins de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestra em Ciências da Informação e Graduada em Bibliotecononia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

02/04/2024

Como Citar

Jorge, A. C. S. de S., & Paiva, M. de A. M. de. (2024). Biblioteca digital no ensino básico nas escolas Colégio Técnico e Centro Pedagógico da UFMG, no período de pandemia Covid-19: o caso da plataforma de leitura Árvore. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e16265. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16265

Edição

Seção

Artigos | Articles