Satisfação do usuário do Protocolo do Sipac da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • François Braga de Azevedo Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba
  • Eliane Bezerra Paiva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10l

Palavras-chave:

estudo de usuário, uso da informação, uso do SIPAC módulo protocolo

Resumo

Identifica o perfil e a satisfação dos concluintes de quatro turmas do curso Gestão Arquivística de Processos e Documentos por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e Assentamentos Digitais promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE). As disciplinas foram ofertadas entre 2020 e 2021, no uso do sistema adotado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esta pesquisa possui características do estudo de usuário tradicional, pois realizamos o levantamento quantitativo de dados a respeito dos concluintes como sexo, idade, estado civil, escolaridade, identificando o nível de satisfação, seguindo uma abordagem direcionada a compreender o uso do sistema, buscando proporcionar um produto adequado para ele. No entanto, acaba esbarrando numa perspectiva qualitativa durante a análise dos dados, quando os resultados reconhecem questões de usabilidade apontadas pelos usuários. Para o levantamento dos dados, utilizou-se como instrumento o questionário misto, composto por questões abertas e fechadas, além de utilizar a Escala de Likert para medir o grau de satisfação dos usuários com os respectivos dados apresentados em tabelas, gráficos e listas. Por fim, o estudo apresenta um cenário que deve ser considerado nas políticas institucionais e de gestão da informação, considerando desenvolver competências nos seus usuários, reunir e mediar a informação necessária para cada vez mais oferecer um serviço público de qualidade e eficiente.

Biografia do Autor

François Braga de Azevedo Filho , Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação, especialista em Gestão de Documentos e Informações e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ-IBICT). Mestra e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federalda Paraíba (UFPB). Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Lingüística, mestra em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Downloads

Publicado

10/08/2023

Como Citar

Azevedo Filho , F. B. de, Ribeiro Garcia, J. C., & Paiva, E. B. . (2023). Satisfação do usuário do Protocolo do Sipac da Universidade Federal de Pernambuco. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–14. https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10l

Edição

Seção

Artigos | Articles