Interação entre biblioteca e museu
um estudo de caso da unidade do Sesc Ler Goiana sobre ações culturais para o fortalecimento do patrimônio local
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18581Palavras-chave:
Biblioteca do Sesc Ler Goiana, ; Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos, interculturalidade, ações culturais, Educação PatrimonialResumo
O presente artigo tem por objetivo arrolar as ações socioeducativas e culturais praticadas pela Biblioteca do Sesc Ler Goiana e pelo Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos evidenciando, sobretudo, as ações de interculturalidade realizadas para dinamizar seus espaços e se aproximarem de seus usuários, analisando se essas ações trazem contribuições para o território onde estão estabelecidos ambos os equipamentos, município de Goiana, em Pernambuco, Brasil, sob a perspectiva do fortalecimento do patrimônio cultural. A contextualização teórica trata dos conceitos de cultura e de ação cultural em bibliotecas. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, balizada por um estudo de caso, o qual se voltou para as ações desenvolvidas em conjunto pelos equipamentos informacionais da unidade Sesc Ler Goiana, no período de 2019 a 2023. Os resultados da pesquisa apontam que ambos têm cumprido seu papel de equipamento de fomentação da cultura, da literatura e do lazer. Conclui-se afirmando que é possível o profissional da informação ser atuante na função de agente cultural, construindo meios que possam aproximar os diferentes públicos da Biblioteca e do Museu
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Bibliotecas, arquivos e museus: convergências. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan./jun. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/2737/2807. Acesso em: 20 abr. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.
COELHO NETO, José Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2017.
DÍAZ-JATUF, Julio. Cátedra Libre Bibliotecología Social (CaLiBiSo) en Universidad de Buenos Aires: la extensión universitaria cómo dispositivo de formación en la cooperación y el compromiso. In: JORNADA NACIONAL DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA Y III JORNADAS REGIONALES METROPOLITANAS, 11., 2015, Lanús (Argentina) Anais [...]. Buenos Aires: Universidad Nacional de Lanús, 2015. 10 p. Disponível em: http://eprints.rclis.org/27968/. Acesso em: 11 mar. 2021.
LINDEMANN, Catia Rejane. A busca pela Biblioteconomia social por meio da Ciência da Informação. 2014. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso - (Graduação em Biblioteconomia), Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
MELO, Priscilla; VIEIRA, Ronaldo. O bibliotecário como agente cultural. São Paulo: AGBOOK, 2012.
MUSSI, Ricardo Fraklin Freitas.; FLORES, Fabio Fernandes.; ALMEIDA, Cláudio Bispo. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 11 nov. 2023.
ROSA, Anelise Jesus Silva da. A prática de ação cultural em bibliotecas. Revista ACB, Florianópolis, v. 14, n. 2, 372-371, 2009. Disponível em: http://revistaacbsc.org.br/cgi-sys/suspendpage.cgi. Acesso em: 2 mar. 2013.
SALVADORI, Maria Ângela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara: Junqueira & Marin, 2008.
TEIXEIRA, Cláudia Adriana Rocha. A educação patrimonial no ensino de história. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 22, n. 1, p. 199-211, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/23651. Acesso em: 11 nov. 2023.
TERRA, Guilhermina de Melo. Atuação do museu enquanto sistema aberto: uma realidade possível. 2013. 372 f. Tese - (Doutorado em Museologia), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.