Interação entre biblioteca e museu

um estudo de caso da unidade do Sesc Ler Goiana sobre ações culturais para o fortalecimento do patrimônio local

Autores

  • Danielle Martins da Silva Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0009-0008-6324-0817
  • Ketheleen Vieira da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Tayná Nunes Pires de Oliveira https://orcid.org/0009-0008-5804-7852
  • Vinícius Felipe de Lima Sousa Centro Universitário de João Pessoa
  • Guilhermina de Melo Terra Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18581

Palavras-chave:

Biblioteca do Sesc Ler Goiana, ; Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos, interculturalidade, ações culturais, Educação Patrimonial

Resumo

O presente artigo tem por objetivo arrolar as ações socioeducativas e culturais praticadas pela Biblioteca do Sesc Ler Goiana e pelo Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos evidenciando, sobretudo, as ações de interculturalidade realizadas para dinamizar seus espaços e se aproximarem de seus usuários, analisando se essas ações trazem contribuições para o território onde estão estabelecidos ambos os equipamentos, município de Goiana, em Pernambuco, Brasil, sob a perspectiva do fortalecimento do patrimônio cultural. A contextualização teórica trata dos conceitos de cultura e de ação cultural em bibliotecas. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, balizada por um estudo de caso, o qual se voltou para as ações desenvolvidas em conjunto pelos equipamentos informacionais da unidade Sesc Ler Goiana, no período de 2019 a 2023. Os resultados da pesquisa apontam que ambos têm cumprido seu papel de equipamento de fomentação da cultura, da literatura e do lazer. Conclui-se afirmando que é possível o profissional da informação ser atuante na função de agente cultural, construindo meios que possam aproximar os diferentes públicos da Biblioteca e do Museu

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Biografia do Autor

Danielle Martins da Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco .Bibliotecária do Serviço Social do Comércio Ler Goiana.

Ketheleen Vieira da Silva , Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora no núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios da Universidade Federal de Pernambuco.

Tayná Nunes Pires de Oliveira

Graduada em Comunicação Social com ênfase em radialismo pela Universidade Federal da Paraíba.

Vinícius Felipe de Lima Sousa , Centro Universitário de João Pessoa

Tecnólogo em Gestão Ambiental, graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa.

Guilhermina de Melo Terra, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. 

Referências

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Publicado

12/26/2024

Como Citar

Silva , D. M. da, Silva , K. V. da, Nunes Pires de Oliveira , T., Sousa , V. F. de L., & Terra, G. de M. (2024). Interação entre biblioteca e museu: um estudo de caso da unidade do Sesc Ler Goiana sobre ações culturais para o fortalecimento do patrimônio local. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e18581. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18581

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