Museologia Social
em foco o Museu Histórico e Artístico do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18583Palavras-chave:
museu histórico, memória social, museologia social, sociedadeResumo
Os museus históricos criados numa perspectiva colonial, têm sido convidados em face a uma demanda social latente, a repensarem suas funções sociais. Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo do museu, museologia social e sociedade com o objetivo de conhecer quais ações o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) tem realizado para criar uma relação de pertencimento entre museu e a sociedade. O problema da pesquisa, está no seguinte questionamento: como o MHAM duração tem buscado trabalhar com questões culturais, identitárias, problemas sociais e as memórias coletivas? Criado numa perspectiva colonial, o MHAM possui um acervo, com objetos que ambientalizam uma casa de época do século XIX, onde é possível realizar reflexões, diálogos que possibilitem a construção de novos conhecimentos, a partir da relação entre o museu e a sociedade. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da observação direta e da aplicação do questionário com perguntas abertas para as profissionais do MHAM. A técnica empregada para interpretação das respostas dos questionários, foi a Análise de conteúdo e as etapas como a pré análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Nas considerações finais, verificamos que o MHAM é um lugar de memória, com uma trajetória marcada por diversos desafios, desde a sua criação até os dias atuais e que ainda mantém seu discurso no campo da museologia tradicional.
Downloads
Referências
ABREU, Regina. Memória social: itinerários poéticos-conceituais. Revista Morpheus (Número especial: Porque memória social?). Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória Social, [S. l.], v. 9, n. 15, 2016. Disponível em: https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/5475/4929. Acesso em: 29 abr. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Câmara dos deputados. Legislação sobre museus: Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que institui o Estatuto dos museus; Lei 11.906, de 20 de janeiro que cria o Instituto Brasileiro de Museus e legislação correlata. 3. ed. Brasília, DF: Câmara dos deputados, Edições Câmara, 2017.
CHAGAS, Mário; ASSUNÇÃO, Paula; GLAS, Tamara. Museologia social em movimento. Cadernos do Ceom. Revista do centro de memória do oeste de Santa Catarina. Museologia social, Chapecó. v. 27, n. 41, 2014. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/2618/1517. Acesso em: 16 jun. 2022.
CHAGAS, Mário. Museu, memória e cidadania. Youtube, 18 dez. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Eu_7hh2yAkE. Acesso em: 20 fev.2022.
COSTA, Karine Lima da. Noções gerais de museologia. Curitiba: Intersaberes, 2020.
CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.
FERRETTI, Sérgio F. Memórias. In: PEREIRA, Josimar. Museu Histórico e Artístico do Maranhão: 30 anos contando a nossa história. São Luís: Unigraf, 2003.
IBRAM. Caminhos da memória: para fazer uma exposição. Elaborado por Kátia Bordinhão, Lúcia Valente e Maristela dos Santos Simão. Brasília, DF: IBRAM,2017. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Caminhos-da-Mem%C3%B3ria-Para-fazer-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o1.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
IBRAM. Vigésima semana nacional de museus. O poder dos museus. Texto referência. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/20-semana-nacional-de-museus/20snm-texto-de-referencia.pdf Acesso em: 20 maio. 2022.
LOPES, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.
GOUVEIA, Inês. Museologia Social. Wikifavelas. 2020. Disponível em: https://wikifavelas.com.br/index.php/Museologia_Social#:~:text=H%C3%A1%20hoje%20diversas%20express%C3%B5es%20da,Museu%20da%20Rocinha%20e%20outros. Acesso em: 22. maio de 2022
MADEIRA, Iara Valdetaro. Os museus e seus acervos como agentes de educação e do desenvolvimento cultural. In.: ARNAUT, Jurema Kopke Eis; ALMEIDA, Cícero Antônio Fonseca de. Museografia: a linguagem dos museus a serviço da sociedade e de seu patrimônio cultural. Rio de Janeiro: IPHAN/OEA, 1997. p. 38-50.
MARANHÃO. Secretaria de estado da cultura. MHAM: plano museológico. Brasília-DF: AT e AT Museum, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.