A produção científica sobre memória dos bolsistas de produtividade em Ciência da Informação

Autores

  • Paloma Israely Barbosa Sá Biblioteca Pública Municipal de São Gonçalo do Amarante
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10d

Palavras-chave:

memória coletiva, memória social, bolsistas de produtividade - Ciência da Informação, Brapc

Resumo

Identifica a produção científica periódica dos bolsistas de produtividade vigentes em pesquisa do CNPq, nas categorias 1 e 2, da área de Ciência da Informação no Brasil, em estudos em memória coletiva e memória social. Caracteriza a pesquisa científica produzida a partir de um corpus de artigos de periódicos indexados na Brapci, no período de 1975 a 2019. Os dados obtidos permitem afirmar que o número de bolsistas em produtividade que discutem a temática é incipiente, bem como a produção destes pesquisadores. Conclui que, embora entre os artigos analisados, menos da metade defina memória coletiva e memória social, há espaço para diálogo a partir do amadurecimento teórico visível nas discussões sobre conceituação da memória.

Biografia do Autor

Paloma Israely Barbosa Sá, Biblioteca Pública Municipal de São Gonçalo do Amarante

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE (2022), mestre em Ciência da Informação pela mesma instituição (2017) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri - UFCA (2014). Bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal de São Gonçalo do Amarante- CE. Foi Professora Assistente A (substituta) do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2018-2020).

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991),  mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981), graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1964) e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1963). Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

02/08/2023

Como Citar

Sá, P. I. B., & Bufrem, L. S. . (2023). A produção científica sobre memória dos bolsistas de produtividade em Ciência da Informação. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–19. https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10d

Edição

Seção

Artigos | Articles