Influências teóricas do Professor Aldo Barreto na Ciência da Informação: uma análise da genealogia acadêmica

Autores

  • Rene Faustino Gabriel Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leilah Santiago Bufrem

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n3a

Palavras-chave:

Produção científica. Genealogia acadêmica. Estudos métricos da informação. Pesquisadores Sênior. Aldo Barreto.

Resumo

Com o objetivo de reconhecer a valorização do trabalho acadêmico de Aldo Barreto (AB) e a produção científica dele decorrente, assim como a influência que exerceu e vem exercendo sobre as posições dos pesquisadores descendentes, cujas atividades acadêmico-científicas estão oficialmente vinculadas ao pesquisador em foco, apresenta uma metodologia com potencial de ser adotada em outros estudos. Identifica 15 orientandos, recorrendo ao Currículo Lattes de Aldo Barreto, assim como todas as produções de AB e de seus orientandos de doutorado indexadas na Base Brapci, recorrendo aos artigos completos para organizar as referências. Do total de 2.480 referências nos trabalhos de AB, identifica 153 autores com duas ou mais citações. Utiliza os mesmos procedimentos para estudar a bibliografia dos orientados e adota o software matchword (coincidências de palavras), desenvolvido, que retorna às palavras comuns e a sua frequência quando comparado às referencias de dois autores.  Com esses dados, gera uma matriz dos autores citados por AB e seus orientandos, para possibilitar a análise dos dados. Destaca as obras de Farradane, Bush, Derrida, Habermas, Levy, Lancaster, Otlet, Simon e Foucault como bases intelectuais de AB. Percebe o peso da literatura internacional como referencial do grupo, destacando o próprio AB e Mueller, entre os autores nacionais. Conclui que estudos como este permitem aferir sobre a influência mútua entre pesquisadores da linha genealógica acadêmica e seus referentes acadêmicos, assim como para tornar visível a evolução e disseminação dos temas e áreas do conhecimento privilegiados e as opções metodológicas selecionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em  Ciência da Informação, Área de Informação, Tecnologia e Conhecimento - Unesp-Marília.Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR.Graduação em Biblioteconomia e Documentação - PUCPR.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Gabriel Junior, R. F., & Bufrem, L. S. (2020). Influências teóricas do Professor Aldo Barreto na Ciência da Informação: uma análise da genealogia acadêmica. Ciência Da Informação Em Revista, 7(3), 7–20. https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n3a

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.