A inteligência analítica em pequenas unidades do Setor de Segurança Pública no Sul de Minas Gerais

Djair Picchiai, Alan Rocha

Resumo


Inteligência analítica tem como objetivo a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos sobre fatos e situações que exercem potencial influência sobre o processo decisório. No Brasil o Sistema de Inteligência tem como fundamentos a preservação da soberania nacional, a defesa do Estado Democrático de Direito e a promoção da dignidade da pessoa humana. O presente estudo foi realizado a partir de pesquisa qualitativa e busca por referencial teórico para dar embasamento ao estudo de caso. Foram selecionados os 51 Destacamentos que fazem parte da 17ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O objetivo foi fazer um levantamento sobre a inteligência analítica (IA) na percepção dos gestores dos destacamentos, que tem um papel fundamental para auxiliar na busca por melhores resultados e auxiliar no planejamento operacional. Sabe-se das dificuldades de utilização da IA neste setor.  Como procedimento metodológico, foi utilizado um questionário adaptado de Zarantoneli (2002), o qual foi enviado via correio eletrônico, no qual se buscou verificar a IA como suporte das ações e operações de polícia ostensiva de preservação da ordem pública no estado de Belo Horizonte. De acordo com esta pesquisa pode-se afirmar que a inteligência pode auxiliar na melhoria de resultados. Pode-se constatar que os gestores destas pequenas unidades de Policia Militar, os Destacamentos, mostraram que têm convicção de sua importância, baseando se no resultado da afirmativa de que o serviço de inteligência é relevante do ponto de vista da operacionalidade.

Palavras-chave


Inteligência Analítica, Polícia Militar, Destacamentos, Inteligência no Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2g



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.