REMAT: análise do perfil de seus usuários por meio da ferramenta Google Analytics e difusão do conhecimento científico entre professores e estudantes de matemática

Autores

  • Carollayne Cesar Vissirini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
  • Rafael Eduardo da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
  • Greice da Silva Lorenzzetti Andreis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-8674-0223
  • Katia Arcaro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y648-61

Palavras-chave:

Perfil do Usuário. Google Analytics. Artigos Científicos. Fomento ao Conhecimento Científico.

Resumo

A REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN 2447-2689) vem constituindo-se enquanto periódico científico desde 2015, tendo como missão compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionem com a Matemática. Na busca pelo aperfeiçoamento, evoluções ocorreram em seus processos e fluxos, e questões como a acessibilidade digital foram tratadas, bem como investiu-se na divulgação do periódico por meio de correio eletrônico, site institucional e redes sociais. Visando fomentar a busca pelo conhecimento científico e caracterizar o público leitor da REMAT, a revista aderiu ao Google Analytics, um software online de análise de acessos que é disponibilizado gratuitamente pela Google. A diversidade e a natureza dos dados já coletados, embora muito recentes ainda, mostram potencial não só para o mapeamento do perfil dos leitores, mas também de suas necessidades e preferências, bem como fazer um acompanhamento das mudanças desse perfil com a evolução da revista. A coleta e análise dessas informações permitirá entregar ao público-alvo cada vez mais qualidade de conteúdo e facilidade de acesso. Além disso, uma pesquisa por formulário eletrônico foi realizada e buscou verificar se professores de Matemática, de diferentes níveis de ensino, e acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática utilizam artigos científicos para enriquecer o planejamento de suas aulas. Como principal resultado obteve-se que 50% dos entrevistados já aplicaram conhecimentos obtidos a partir da leitura de artigos científicos no planejamento de aulas de Matemática.

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Biografia do Autor

Carollayne Cesar Vissirini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Acadêmica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, cursando graduação em Licenciatura em Matemática. Bolsista de iniciação científica.

Rafael Eduardo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Acadêmico do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais no Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Presidente do Diretório Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerencias. Bolsista da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN: 2447-2689) atuando como Editor de Layout.

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na área de Combustão, atuando principalmente no desenvolvimento de mecanismos cinéticos reduzidos para biocombustíveis. Atualmente é professora e pesquisadora com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, integrante do grupo de pesquisa GPMETA - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações, e editora-chefe da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Katia Arcaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Mestre (2009) e Doutora (2013) em Matemática Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduou-se em Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade de Caxias do Sul (2006), com obtenção de Láurea Acadêmica. Tem experiência nas áreas de Matemática e Física, com ênfase em Matemática, tendo atuado como docente do curso de Administração da Faculdade dos Imigrantes (FAI) e dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Atualmente integra o corpo docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), lotada no campus Caxias do Sul, e atua como Editora Adjunta na REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN: 2447-2689).

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Publicado

2019-03-08

Como Citar

Vissirini, C. C., Silva, R. E. da, Andreis, G. da S. L., & Arcaro, K. (2019). REMAT: análise do perfil de seus usuários por meio da ferramenta Google Analytics e difusão do conhecimento científico entre professores e estudantes de matemática. Ciência Da Informação Em Revista, 6(Esp), 48–61. https://doi.org/10.28998/cirev.%y648-61

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Reports

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