Capital informacional das comunidades sociais virtuais como suporte a gestão de MPE’s

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y658-72

Palavras-chave:

Comunidades virtuais. Capital informacional. Micro e pequenas empresas.

Resumo

O presente trabalho buscou verificar como as micro e pequenas empresas de Rondon do Pará utilizam o capital informacional existente nas comunidades virtuais na gestão de seus empreendimentos. A pesquisa foi qualitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada utilizando entrevistas semiestruturadas, com estudos de casos múltiplos, definidos pelo critério de bola de neve até o alcance da saturação teórica, possuindo como objeto de estudo as micro e pequenas empresas no segmento de roupa feminina. Os resultados da pesquisa foram positivos, pois foram identificadas o WhatsApp, o Instagram e o Facebook como as comunidades virtuais mais usadas pelas empresas, que são classificadas como comunidades de relacionamento e emergentes, pelo fato de apresentarem um alto grau de compartilhamento e interação nas redes. Constatou-se que as empreendedoras remodelam os seus empreendimentos, conforme as informações coletadas nas comunidades virtuais, traçando o perfil de suas clientes para direcionar a comunicação conforme os gostos e desejos da consumidora agregando valor ao seu negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Ribeiro Gama, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2018)

Carlos Cesar Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas - ISCA Faculdade de administração - FAD

Bacharel em Administração pela Faculade São Luís de França (2011) Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2016) Professor Assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Gama, M. R., & Santos, C. C. (2019). Capital informacional das comunidades sociais virtuais como suporte a gestão de MPE’s. Ciência Da Informação Em Revista, 6(1), 58–72. https://doi.org/10.28998/cirev.%y658-72

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.