Produção e disseminação de conhecimento: as temáticas abordadas em 19 anos da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR)
Palavras-chave:
Planejamento Urbano e Regional e Demografia, Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), Bibliometria, Temáticas, Artigos.Resumo
A expansão dos Programas da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia (PLURD) ocorreu após a década de 1990, mais precisamente, nos anos 2000, inclusive, com a criação dos Mestrados Profissionais. Junto deste processo de expansão “nascia”, em 1999, a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), parte importante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). Trata-se de uma “vitrine” de temáticas recorrentes e pertinentes à área. Assim, o presente artigo visa analisar de forma quantitativa e descritiva as temáticas abordadas nos artigos publicados na RBEUR. A metodologia de análise é entendida como descritiva, por meio de análise de conteúdo, bem como, quantitativa pelo processamento dos dados efetuado. Considerando o período de 1999 (sua primeira edição) a 2018 (v. 20, n. 2), se constatou que a temática “planejamento e gestão urbana e/ou regional” (dentre 24 elencadas) é aquela que mais se destaca entre o total de 322 artigos publicados nos 19 anos de existência da Revista. Igualmente, verificou-se que a concentração geográfica dos Programas de Pós-Graduação em PLURD coincide com as instituições de origem da grande parte dos autores das publicações da RBEUR: Sudeste, Sul e Nordeste.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.