Visibilidade e prestígio na construção da rede colaborativa dos docentes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas: um olhar a partir do conceito de capital simbólico de Pierre Bourdieu

Authors

  • Jorge Raimundo da Silva Universidade Federal de Alagoas - Ufal
  • Maria das Graças Targino Pós-Doutora em Jornalismo Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-7563-3473

Keywords:

Rede Colaborativa. Capital Simbólico (Pierre Bourdieu). Análise de Redes Sociais. Medicina veterinária – produção científica. Universidade Federal de Alagoas – produção científica.

Abstract

A lógica da produção científica configura-se como espécie de competição entre os pesquisadores para a obtenção da autoridade científica e do prestígio ou do capital simbólico e, decerto, a colaboração científica contribui para este fim. Analisa-se, assim, a rede colaborativa e a visibilidade da produção de artigos dos docentes do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Alagoas na Web of Science e na Scopus. O pressuposto teórico fundamenta-se no conceito de capital simbólico de Pierre Bourdieu. Para a consecução do objetivo, a pesquisa configura-se como de natureza quali-quantitativa de cunho descritivo, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica e à pesquisa documental para a coleta de dados disponibilizados nos respectivos currículos Lattes. Após a quantificação da produção científica, a rede colaborativa é representada por grafos, utilizando-se o software Ucinet. Dentre os resultados centrais, constata-se que o autor mais produtivo mantém a maior interação com seus pares, denotando que sua rede colaborativa é a mais expansiva. Ao contrário do esperado, os dois primeiros docentes mais produtivos não são os mais citados, e, sim, o terceiro e o quarto mais produtivos, o que lhes concede maior visibilidade e prestígio dentre os pares e na comunidade científica como um todo. Infere-se, então, que os docentes da área estudada, em geral, mantêm interação com relações interinstitucionais intensas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jorge Raimundo da Silva, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá - FIJ - RJ, Graduado pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Bibliotecário da Universidade Federal de Alagoas - Ufal. Foi professor no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas - IFAL. Editor das Revistas Olhares Plurais, Palavramundo e Revista PalavraMundo Direito.

Maria das Graças Targino, Pós-Doutora em Jornalismo Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e jornalista, finalizou seus estudos em nível de pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, e Máster Internacional en Comunicación y Educación da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha), ano 2007. Atuou como pesquisadora junto ao referido Instituto / USAL, de março de 2010 a julho de 2011. Sua experiência acadêmica inclui, ainda, cursos em países, como Inglaterra, Cuba, México, França e Estados Unidos. Ao longo das décadas, tem escrito centenas de artigos técnico-científicos, capítulos de livros e livros nas áreas de ciência de informação e comunicação. Após manter vinculação com a Universidade Federal do Piauí, por 25 anos e como professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI, entre 2011 e 2013, atualmente, é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB e Coordenadora do Curso de Alfabetização e Letramento vinculado ao Centro de Educação Aberta a Distância  / UFPI. Dentre outras atividades atuais, é membro da Comissão Editorial (permanente ou ad hoc) de diferentes periódicos nacionais e internacionais. Ademais, mantém, a cada semana, coluna de opinião no jornal O Dia, Teresina PI.

References

ALEJANDRO, Á. O.; NORMAN, A. G. Manual introductorio al analisis de redes sociales: medidas de centralidad. 2005. Disponível em: <http://revista-redes.rediris.es/webredes/talleres/ Manual_ARS.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2018.

BONAMINO, A. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 486-594, set. / dez. 2010.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

______. A economia das trocas simbólicas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. São Paulo: Papirus, 2016.

______. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p.122-155.

______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia do campo científico. São Paulo: Unesp, 2004.

CARRINGTON, P. J.; SCOTT, J.; WASSERMAN, S. (Ed.). Models and methods in social network analysis, structural analysis in social the social sciences. Cambridge: Cambridge University, 2005.

CARVALHO, K. de. Redes sociais: Presença humana e a comunicação informal. In: _____. POBLACIÓN, D.; MUGNAINI, L. M.; RAMOS, L. M. S. V. C. Redes sociais colaborativas: em informação científica. São Paulo: Angellara, 2009. p. 141-167.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. v.1

_____. A sociedade em rede: classificação da produção intelectual. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

COURY, H. J. C. G. Research and scientific publication integrity. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 16, n. 1, p. V-VI, jan. / fev. 2012.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 26 ed. São Paulo: Graal, 2013.

GARCIA, J. C. R. Patenteie e prospere: o que significa? Datagramazero, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p. 18-23, abr. 2011.

LEITE, M. P. F. R. Avaliando a qualidade de revistas científicas para a publicação de resultados de pesquisas e estudos. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 13. n. 3, p. 317-319, jan./mar. 2009.

LETA, J.; CRUZ, C. H. de B. A produção científica brasileira. In: VIOTTI, E. B.; MACEDO, M. de M. (Org.). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Campinas: Unicamp, 2003. p. 125-168.

MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

MATHEUS, R. F.; SILVA, A. B. de O. Fundamentação básica para análise de redes sociais: conceitos, metodologia e modelagem matemática. In: POBLACIÓN, D.; MUGNAINI, L. M.; RAMOS, L. M. S. V. C. Redes sociais colaborativas: em informação científica. São Paulo: Angellara, 2009. p. 219-262.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MENEGHINI, R. The key role of collaborative work in the growth of Brazilian science in the last ten years. Scientometrics, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 367-373, 1996.

MOURA, A. M. M. de; CAREGNATO, S. E. Produção científica dos pesquisadores brasileiros que depositaram patentes na área da biotecnologia, no período de 2001 a 2005: colaboração interinstitucional e interpessoal. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 15, n. 29, p.84-105, 2010. Disponível: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n29p84/19543>. Acesso em 3 mar. 2018.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SHINKAI, R. S. Integridade na pesquisa e ética na publicação. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 2-3, 2011.

SOLLA PRICE, D. J. de. Networks of scientific papers. Science, Washington – DC, v. 149, n. 3683, p. 510-515, 1965.

TARGINO, M. das G. ¿Tutoría o autoría? Fonseca: Journal of Communication, Salamanca, v. 2, p. 18-34, jun. 2011. Disponível em: <http://fjc.usal.es/index.php/sumario2/66-tutoriao autoria>. Acesso em: 3 mar. 2018.

THIRY-CHERQUES, H. R. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. RAP, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1 p. 27-55, jan. / fev. 2006.

VANZ, S. A. de S.; STUMPF, I. R. C. Colaboração científica: revisão teórico conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.15, n.2, p.42-55, maio / ago. 2010.

VIEIRA, L. A. Ciência da informação e redes de colaboração acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social network analysis: methods and applications. Cambridge: Cambridge University, 1999.

ZIMAN, J. An introduction to science studies: the philosophical and social aspects of science and technology. Cambridge: Cambridge University, 1984

Published

2018-08-22

How to Cite

Silva, J. R. da, & Targino, M. das G. (2018). Visibilidade e prestígio na construção da rede colaborativa dos docentes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas: um olhar a partir do conceito de capital simbólico de Pierre Bourdieu. Ciência Da Informação Em Revista, 5(2), 14–30. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/4657

Issue

Section

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Similar Articles

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.