Visibilidade e prestígio na construção da rede colaborativa dos docentes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas: um olhar a partir do conceito de capital simbólico de Pierre Bourdieu

Autores/as

  • Jorge Raimundo da Silva Universidade Federal de Alagoas - Ufal
  • Maria das Graças Targino Pós-Doutora em Jornalismo Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-7563-3473

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y514-30

Palabras clave:

Rede Colaborativa. Capital Simbólico (Pierre Bourdieu). Análise de Redes Sociais. Medicina veterinária – produção científica. Universidade Federal de Alagoas – produção científica.

Resumen

A lógica da produção científica configura-se como espécie de competição entre os pesquisadores para a obtenção da autoridade científica e do prestígio ou do capital simbólico e, decerto, a colaboração científica contribui para este fim. Analisa-se, assim, a rede colaborativa e a visibilidade da produção de artigos dos docentes do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Alagoas na Web of Science e na Scopus. O pressuposto teórico fundamenta-se no conceito de capital simbólico de Pierre Bourdieu. Para a consecução do objetivo, a pesquisa configura-se como de natureza quali-quantitativa de cunho descritivo, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica e à pesquisa documental para a coleta de dados disponibilizados nos respectivos currículos Lattes. Após a quantificação da produção científica, a rede colaborativa é representada por grafos, utilizando-se o software Ucinet. Dentre os resultados centrais, constata-se que o autor mais produtivo mantém a maior interação com seus pares, denotando que sua rede colaborativa é a mais expansiva. Ao contrário do esperado, os dois primeiros docentes mais produtivos não são os mais citados, e, sim, o terceiro e o quarto mais produtivos, o que lhes concede maior visibilidade e prestígio dentre os pares e na comunidade científica como um todo. Infere-se, então, que os docentes da área estudada, em geral, mantêm interação com relações interinstitucionais intensas.

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Biografía del autor/a

Jorge Raimundo da Silva, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá - FIJ - RJ, Graduado pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Bibliotecário da Universidade Federal de Alagoas - Ufal. Foi professor no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas - IFAL. Editor das Revistas Olhares Plurais, Palavramundo e Revista PalavraMundo Direito.

Maria das Graças Targino, Pós-Doutora em Jornalismo Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e jornalista, finalizou seus estudos em nível de pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, e Máster Internacional en Comunicación y Educación da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha), ano 2007. Atuou como pesquisadora junto ao referido Instituto / USAL, de março de 2010 a julho de 2011. Sua experiência acadêmica inclui, ainda, cursos em países, como Inglaterra, Cuba, México, França e Estados Unidos. Ao longo das décadas, tem escrito centenas de artigos técnico-científicos, capítulos de livros e livros nas áreas de ciência de informação e comunicação. Após manter vinculação com a Universidade Federal do Piauí, por 25 anos e como professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI, entre 2011 e 2013, atualmente, é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB e Coordenadora do Curso de Alfabetização e Letramento vinculado ao Centro de Educação Aberta a Distância  / UFPI. Dentre outras atividades atuais, é membro da Comissão Editorial (permanente ou ad hoc) de diferentes periódicos nacionais e internacionais. Ademais, mantém, a cada semana, coluna de opinião no jornal O Dia, Teresina PI.

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Publicado

2018-08-22

Cómo citar

Silva, J. R. da, & Targino, M. das G. (2018). Visibilidade e prestígio na construção da rede colaborativa dos docentes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas: um olhar a partir do conceito de capital simbólico de Pierre Bourdieu. Ciência Da Informação Em Revista, 5(2), 14–30. https://doi.org/10.28998/cirev.%y514-30

Número

Sección

Relatos de Pesquisa | Research Reports

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