Liderança feminina em biblioteca universitária e sua influência na motivação organizacional
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y520-29Keywords:
Liderança. Liderança feminina. Motivação. Bibliotecas universitárias.Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar a liderança feminina nas bibliotecas setoriais da Universidade Federal de Pernambuco e sua influência na motivação dos funcionários aplicada à gestão da biblioteca. Para a sua concretização, foi imprescindível a descrição da evolução da mulher no mercado de trabalho, suas características e compreensão de como a liderança motiva os funcionários, destacando as principais diferenças entre os perfis de lideranças. Para isto, como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa de natureza exploratória, tendo obtido informações sobre os aspetos: liderança, motivação e liderança feminina na instituição analisadas. Os principais resultados obtidos apresentaram um panorama dos pontos comuns, assim como pontos divergentes, nos aspectos da liderança feminina, destacando as habilidades e os atributos de gestão relativa a diálogo, reconhecimento, comunicação e flexibilidade da liderança feminina.Downloads
References
ALMEIDA, N. B. F. de. Biblioteconomia no Brasil: análise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2012.
ARAÚJO, A.C; SILVA, S.C; SOUSA, F. G. Estilo de liderança gerencial na perspectiva dos liderados: um estudo na vila leste motos. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 13, 2011. Resende/RJ. Anais... Resende, 2011.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Relatório estatístico de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2018. Disponível em: https://goo.gl/d5cxkC. Acesso em: 8 abr. 2018.
KANAN, L. A. Poder e liderança de mulheres nas organizações de trabalho. Organizações & sociedade, Salvador, v. 17, n. 53, p.243-25, jun. 2010. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11104/8017. Acesso em: 8 abr. 2018.
LIMA, M. S. Cooperativismo: uma experiência feminina na arte de produzir conquistas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 209-232, abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v20n1/a12v20n1.pdf. Acesso em: 8 abr. 2018.
MULIN, R. B. Cultura e bibliotecas em São Paulo: o pioneirismo de Adelpha Figueiredo. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
MUNHOZ, G. S. Quais as contribuições que o estilo feminino de liderança traz para as organizações empreendedoras. 2000, 121f. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2000.
PIRES, H. A. C. Relações de gênero e a profissão bibliotecária na contemporaneidade: panorama nacional e os motivos da entrada masculina em um curso majoritariamente feminino. 2016. 121f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Escola de Ciência da Informação da UFMG, Belo Horizonte, 2016.
SAMARA, E. M. O que mudou na família brasileira? Da colônia à atualidade. Revista de Psicologia da USP, v. 13, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53500/57500. Acesso em: 8 abr. 2018.
TONANI, A. V. Gestão de feminina: um diferencial de liderança mito ou nova realidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 12, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.