Inteligência competitiva: abordagem no âmbito dos negócios em nível nacional e internacional

Autores/as

Palabras clave:

Inteligência Competitiva, Processo de IC, uso da informação, benefícios da IC para o negócio, análise de conteúdo

Resumen

Propõe-se no artigo investigar comparativamente, por meio de reportagens, a forma como o tema Inteligência Competitiva (IC), é abordado no âmbito dos negócios, nacionalmente e internacionalmente, no que tange à sua definição, processos utilizados, uso da informação e benefícios agregados ao negócio. Para isso, foram selecionadas 22 matérias jornalísticas, dos últimos 10 anos, de reconhecidos jornais ou revistas de negócios, sendo oito reportagens brasileiras, seis espanholas, cinco reportagens americanas e três inglesas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a aplicação de análise de conteúdo. Os resultados obtidos nas reportagens pesquisadas sugerem não haver um consenso sobre o que é IC, e sugerem ainda que ética é uma das preocupações. Concluiu-se ainda que as reportagens classificam IC como processo que utilizam informações externas ou internas e externas. Verificou-se a utilização dos passos de coleta e análise de informação no processo de IC, e que as informações são usadas para compreensão do ambiente externo, criação de novos conhecimentos e tomada de decisão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Luiza Ramos da Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Gestão da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz, RJ. Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG. Analista de Gestão em Saúde do Instituto René Rachou - IRR/Fiocruz Minas. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Sâmara Borges Macedo, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ribeirão das Neves

Doutora em Administração pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração na área de concentração Gestão Estratégica, Marketing e Inovação pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Bacharel em administração pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei . Professora no IFMG- Campus Ribeirão das Neves. Pesquisadora do NEECIM-tur (UFMG) - Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo. 

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Fonseca, C. L. R. da, & Macedo, S. B. (2020). Inteligência competitiva: abordagem no âmbito dos negócios em nível nacional e internacional. Ciência Da Informação Em Revista, 7(3), 111–133. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/10607

Número

Sección

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artículos similares

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.