Archival literacy: um diálogo da Arquivologia com a Competência em Informação.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y855-71

Palabras clave:

Arquivologia. Competência em Informação. Archival Literacy. Revisão Bibliográfica Sistemática.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo mapear a produção acadêmico-científica em torno da Archival Literacy em âmbito internacional, visando apresentar elementos que contribuam para a compreensão do estado da arte desta temática. Para  o alcance desse objetivo recorreu-se a Revisão Bibliográfica Sistemática como metodologia de pesquisa, este método, reconhecido por ser metódico, transparente e reaplicável, permite com que o pesquisador trabalhe um elevado número de dados e assim expor o estado da arte da temática em debate, devido seus procedimentos rígidos e sistemáticos divididos em três fases: Entrada, Processamento e Saída. Na primeira fase, elaborou-se o protocolo de pesquisa que orientou o processo de coleta de dados, realizado a partir de “buscas simples” sem a aplicação de qualquer tipo de filtros, visando recuperar o maior número possível de resultados, no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Library & Information Science Abstracts. Para a segunda fase, com a somatória dos dois resultados obteve-se 91 trabalhos, entre artigos e teses, para a análise aplicou-se os seguintes critérios de inclusão e exclusão: (1) acesso, (2) repetição e (3) aderência ao tema resultando um total de 9 trabalhos. Dessa forma, à partir da análise dos dados na terceira fase, observando um campo fértil, entretanto, com baixa incidência de pesquisas acadêmico-científicas voltadas à compreensão da relação existente entre a tríade Competência em Informação - Archival Literacy - Arquivologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação" (GpArqCoInfo). Atua principalmente nos temas: Competência em informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, Práticas Informacionais, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Felipe Cesár Almeida dos Santos, UFPA

Mestrando em Ciência da informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação na Universidade Federal do Pará. Possui experiência por estágio em Instituições Públicas Federais. Atuando principalmente nos temas: Competência em Informação na Arquivologia, gestão documental, protocolo e aplicação de modelos organizacionais

Citas

BILLEAUDEAUX, Brigitte; SCOTT, Rachel E. Leveraging Existing Frameworks to Support Undergraduate Primary Source Research. Reference & User Services Quarterly, v. 58, n. 4, p. 246-256, 2019. Disponível em: https://www.journals.ala.org/index.php/rusq/article/view/7151 . Acesso em: 12-dez-2020

CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luiz da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. Anais do 8º CBGDP. 2011. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cbgdp2011/downloads/9149.pdf>. Acesso em: 07-set-2020

COOK, D.J.; Mulrow, C.D.; Haynes, R.B. Systematic reviews: synthesis of best evidence for clinical decisions. Annals of Internal Medicine, v.126, n.5, pp.376-380, 1997. Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/abs/10.7326/0003-4819-126-5-199703010-00006 Acesso em: 18-jan-2021

COOPER, H. Synthesizing Research. Thousand Oaks: Sage, 1998.

DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/ Acesso em: 06-set-2020

FURTADO, Renata Lira. A Competência em Informação no cenário arquivístico. Archeion Online; v. 8 n. 1 (2020): IV Semana Nacional de Arquivo-2020; 27-54, v. 24, n. 2, p. 54-27, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/148433 Acesso em: 09-jan-2021

FURTADO, Renata Lira. A competência em Informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórico-aplicada. Tese (doutorado em Ciência da Informação - Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180950 Acesso em: 27-ago-2020

GARCIA, Patricia. Accessing Archives: Teaching with Primary Sources in K–12 Classrooms. The American Archivist, v. 80, n. 1, p. 189-212, 2017. Disponível em:https://meridian.allenpress.com/american-archivist/article/80/1/189/24484/Accessing-Archives-Teaching-with-Primary-Sources Acesso em: 09-no-2021

HANKINS, Rebecca. Information Literacy and Instruction: Embracing Informational and Archival Literacies: Challenges and Successes. Reference & User Services Quarterly, v. 58, n. 3, p. 153-157, 2019. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/rusq/article/view/7042 Acesso em: 13-jul-2020

HENSLEY, Merinda Kaye; MURPHY, Benjamin; SWAIN, Ellen D. Analyzing archival intelligence: A collaboration between library instruction and archives. Communications in Information Literacy, v. 8, n. 1, p. 3, 2014. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/comminfolit/vol8/iss1/3/ Acesso em: 02-abr-2020

JAROSZ, Ellen E.; KUTAY, Stephen. Guided resource inquiries: integrating archives into course learning and information literacy objectives. Communications in Information Literacy, v. 11, n. 1, p. 10, 2017. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/comminfolit/vol11/iss1/10/ Acesso em: 12-jan-2021

LEVY, Yair; ELLIS, Timothy J. A systems approach to conduct an effective literature review in support of information systems research. Informing Science: International Journal of an Emerging Transdiscipline, v. 9, n. 1, p. 181-212, 2006. Disponível em: https://repository.ju.edu.et/handle/123456789/4596 Acesso em: 12-jan-2021

MORRIS, Sammie; MYKYTIUK, Lawrence; WEINER, Sharon. Archival literacy for history students: Identifying faculty expectations of archival research skills. The American Archivist, v. 77, n. 2, p. 394-424, 2014. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/american-archivist/article/77/2/394/24245/Archival-Literacy-for-History-Students-Identifying Acesso em: 27-ago-2020

MULROW, C.D. Systematic reviews rationale for systematic reviews. British Medical Journal, v.309, pp.597–599, 1994. Disponível em: https://www.bmj.com/content/309/6954/597.short?casa_token=va5oyglSV4YAAAAA:GuWPL516_tT4ABp30LQfJkPifxn3Jn8hI9mS0eGQA4XjY6iLGT0TxzBGpUlBEQu6xWN62k4Rn48 Acesso em: 23-jan-2021

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf Acesso em: 19-jan-2021

ROSETTO, M. A competência em informação como fator de interação entre a história da ciência e a ciência da informação: estudo de caso no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência, CESIMA (PUC/SP). 2012. 254 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/13269/1/Marcia%20Rosetto.pdf Acesso em: 23-jan-2021

VIARS, Karen E.; PELLERIN, Amanda G. Collaboration in the Midst of Change: Growing Librarian-Archivist Partnerships for Engaging New Students and Faculty. Collaborative Librarianship, v. 9, n. 4, p. 6, 2017. Disponível em: https://digitalcommons.du.edu/collaborativelibrarianship/vol9/iss4/6/ Acesso em: 23-jan-2021

VIEIRA, Thiago de Oliveira ; BITTENCOURT, Paola Rodrigues; MARIZ, Anna Carla Almeida. As relações entre a arquivologia e as humanidades digitais: a literacia arquivística como meio de interação arquivo e comunidade no acesso à informação. Liinc em Revista, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://eg.uc.pt/handle/10316/87219 Acesso em: 23-jan-2021

YACO, Sonia; RAMAPRASAD, Arkalgud; SYN, Thant. Themes in Recent Research on Integrating Primary Source Collections and Instruction. Portal: Libraries and the Academy, v. 20, n. 3, p. 449-474, 2020.

YAKEL, Elisabeth.; TORRES, Debora. AI: archival intelligence and user expertise. The American Archivist, v. 66, n. 1, p. 51-78, 2003. Disponível: https://doi.org/10.17723/aarc.66.1.q022h85pn51n5800. Acesso em: 16 jan. 2021. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/american-archivist/article/66/1/51/23925/AI-Archival-Intelligence-and-User-Expertise Acesso em: 27-ago-2020

YAKEL, Elizabeth; MALKMUS, Doris. Contextualizing archival literacy. Teaching with primary sources (5-67). Chicago, Illinois: Society of American Archivists, 2016.

Publicado

2021-11-12

Cómo citar

Furtado, R. L., & Santos, F. C. A. dos. (2021). Archival literacy: um diálogo da Arquivologia com a Competência em Informação. Ciência Da Informação Em Revista, 8(2), 55–71. https://doi.org/10.28998/cirev.%y855-71

Número

Sección

Artigos Originais | Original Articles

Artículos similares

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.