A Usabilidade do Formulário de Catalogação do Sistema de Automação de Biblioteca: Biblivre
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y336-46Palabras clave:
Catalogação. Biblivre. Automação de Bibliotecas. Recuperação da Informação.Resumen
Este artigo apresenta vivências profissionais na utilização do formulário de catalogação do programa Biblivre, um software livre de automação de bibliotecas. Com o objetivo de identificar vantagens e desvantagens estruturais deste formulário e avaliar a usabilidade para atender com eficiência o bibliotecário, a instituição e o usuário. Para tanto, será analisado o módulo de catalogação do programa Biblivre na versão 3.0.23. A finalidade é diagnosticar se o software é eficiente, e se a ferramenta é completa e fácil utilização para o profissional bibliotecário e para o consulente na busca pela informação. Neste contexto, mostrar como o software livre pode auxiliar no desenvolvimento informacional da Instituição e aprimorar as atividades em Centros de Informação. E assim, destacar a importância da catalogação, um instrumento imprescindível para a organização de acervos, sendo esta, uma ferramenta primordial para disseminação e recuperação da informação. O processo de armazenamento deve ser eficiente, para isso, o bibliotecário necessita de conhecer o programa e realizar com eficácia a catalogação e indexação para que o usuário possa ter precisão na busca e assim, obter a informação que necessita. Para esta pesquisa foram utilizados métodos de observação e revisão de literatura especializada na área do processo de recuperação da informação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.