Fundamentos teórico-conceituais aplicáveis à revisão e à atualização de tesauros

Autores/as

  • Ana Carolina Ferreira Programa de pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/ECI/UFMG) http://orcid.org/0000-0003-0955-247X
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Programa de pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/ECI/UFMG) http://orcid.org/0000-0003-4303-9071

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y746-70

Palabras clave:

Definições em tesauros. Relações semânticas. Semântica. Teoria da Classificação Facetada. Teoria do Conceito. Tesauro.

Resumen

O artigo situa-se no escopo mais amplo de uma pesquisa de doutorado, caracterizada como qualitativa, exploratória, pragmática, aplicada, com respaldo na estratégia metodológica da pesquisa-ação, tendo como proposta desenvolver uma metodologia de revisão e atualização de tesauros. Nesse contexto, este trabalho objetiva oferecer contribuições ao modelizador de tesauros e à pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre os principais aspectos teóricos aplicáveis à revisão e à atualização de tesauros. Para tanto, contextualiza, a partir da metodologia de revisão narrativa, os contributos teóricos dos principais domínios do conhecimento que fazem interface com a temática pesquisada, a saber: Biblioteconomia, Ciência da Informação), Terminologia e Linguística. Sob esse enfoque, destaca os princípios da Teoria da Classificação Facetada (TCF), de Ranganathan, e da Teoria do Conceito, de Dahlberg. Os aportes teóricos de Dahlberg para a compreensão das características dos conceitos são utilizados na elaboração de definições mais consistentes, as quais são a base para o processo de modelagem conceitual em tesauros, em especial para a criação de relações semânticas. Os aspectos teóricos da Linguística sobre a semântica e a criação de campos semânticos em tesauros também são destacados. Expõem-se, também, as recomendações da norma internacional ISO 25.964-1 (2011) sobre os critérios para elaborar-se relações semânticas hierárquicas, associativas e de equivalência em tesauros. Evidencia-se a aplicabilidade dos princípios teóricos na pesquisa empírica referente à modelagem conceitual de um protótipo de tesauro. As considerações finais revelam a importância dos aportes teóricos para a construção de definições a modelagem conceitual de tesauros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Ferreira, Programa de pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/ECI/UFMG)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC/ECI/UFMG). Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC/ECI/UFMG). Bibliotecária do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Possui Especialização em Arquitetura e Organização da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG e Especialização em Direito Administrativo na Administração Pública pelo Centro Universitário de Belo Horizonte-UniBH.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Programa de pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/ECI/UFMG)

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Atualmente, Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora do CNPq PQ-2, no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG).

Publicado

2020-05-16

Cómo citar

Ferreira, A. C., & Maculan, B. C. M. dos S. (2020). Fundamentos teórico-conceituais aplicáveis à revisão e à atualização de tesauros. Ciência Da Informação Em Revista, 7(1), 46–70. https://doi.org/10.28998/cirev.%y746-70

Número

Sección

Artigos de Revisão | Review Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.