Prática de Ensino em Laboratório: o olhar discente sobre o Curso de Biblioteconomia da UFPB

Autores

  • Ediane Toscano Galdino Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • André Domingos da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2015v2n3f

Palavras-chave:

Curso de Biblioteconomia-UFPB. Prática no ensino-aprendizagem. Motivação.

Resumo

Analisa o olhar dos discentes com relação ao ensino-aprendizagem das disciplinas técnicas do curso de graduação em Biblioteconomia da UFPB, focando a infraestrutura para as atividades práticas. A pesquisa é de caráter exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa. Foram pesquisados alunos matriculados no terceiro período no semestre letivo de 2012.2, quinto período nos semestres letivos de 2012.2 e 2013.1, e nono período no semestre letivo de 2012.2, totalizando um universo de 125 respondentes. No que concerne aos resultados, a análise identificou que os alunos pesquisados apresentaram uma desmotivação perante as disciplinas técnicas e tem como principal causa a falta de um Laboratório específico para o curso, onde deveriam existir as tabelas de classificação (CDD,CDU), Códigos (AACR2), computadores equipados e suficientes, como também documentos impressos (livros e revistas) e materiais especiais (multimeios) para o desenvolvimento das atividades didáticas, pedagógicas permitindo eficiência e eficácia no processo de ensino-aprendizagem e comungando a teoria e a prática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ediane Toscano Galdino Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Professora Mestre do Departamento em Ciência da Informação da UFPB, atuando nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia.

André Domingos da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica pela UNINTER-Paraná; Bacharel em Biblioteconomia e Relações Públicas; e Bibliotecário – Documentalista da UFCG.

Downloads

Publicado

2016-03-13

Como Citar

Carvalho, E. T. G., & Silva, A. D. da. (2016). Prática de Ensino em Laboratório: o olhar discente sobre o Curso de Biblioteconomia da UFPB. Ciência Da Informação Em Revista, 2(3), 62–74. https://doi.org/10.28998/cirev.2015v2n3f

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.