Histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências

uma análise bibliométrica dos trabalhos indexados na base OASISBR de 2017 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16643

Palavras-chave:

histórias em quadrinhos, ensino de Ciências, bibliometria

Resumo

Histórias em quadrinhos são meios de comunicação multimodais, que permitem inúmeras possibili-dades para a construção de narrativas, induzir a formação de leitores, aumentar a criatividade, abs-tração e criticidade de crianças, jovens e adultos, constituindo-se, portanto, como ferramentas au-xiliares para o ensino-aprendizagem de conteúdos científicos, bem como fontes de informação. O trabalho visa mapear a produção científica brasileira sobre o uso e a criação de histórias em quadri-nhos no Ensino de Ciências no período de 2017 a 2021 indexada na base de dados OASISBR. Nos 73 documentos encontrados prevalecem as dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, além de artigos de periódicos, trabalhos em eventos e capítulos de livros, os quais foram analisados a partir de um conjunto de indicadores bibliométricos. Dentre os resultados destaca-se que as histó-rias em quadrinhos envolveram diversos conteúdos científicos principalmente usados nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental, seguidos da Química, Biologia, Física e Matemática, respectiva-mente. A maioria das instituições as quais os autores são afiliados é pública, destacando-se as universidades federais. Há uma semelhança entre as palavras-chave e as palavras dos títulos e a prevalência de trabalhos com um único autor. Observa-se que existe uma literatura sedimentada sobre histórias em quadrinhos, mostrando sua importância como ferramenta didática para o Ensino em geral, bem como fonte de informação, demonstrando a necessidade premente das mesmas serem tratadas e disseminadas de forma apropriada, principalmente em bibliotecas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eluzir Pedrazzi Chacon, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Química Orgânica, Mestra em Geociências, e Graduada em Biblioteconomia e Documentação, em Química Industrial, e Química pela Universidade Federal Fluminense. Professora aposentada da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza. 

Michely Jabala Mamede Vogel, Universidade Federal Fluminense

Doutora e Mestra em Ciência da Informação e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Professora de Biblioteconomia e Documentação e Arquivologia e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.  Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberania Informacionais.

Referências

ALCÂNTARA, Claudia Sales. Histórias em Quadrinhos e Educação: Inovando o currículo. Livro 1, Fortaleza: EdUECE, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/22663019-Historias-em-quadrinhos-e-educacao-inovando-o-curriculo-palavras-chave-historias-em-quadrinhos-curriculo-cultura.html. Acesso em: 04 fev. 2023.

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16. Acesso em: 02 dez. 2022.

BORGES, Ronaldo da Silva; SÁ, Ézio Raul Alves de; LUZ JÚNIOR, Geraldo Eduardo da. O “sim” do ensino de química às histórias em quadrinhos: um recorte do estado da arte. Revista In-signare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 205-227, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/ RIS/article/view/12274/8171. Acesso em: 12 abr. 2023.

CANBULUT, Durdane; KILIÇ, Remzi. Impact of educational comics on division concept in pri-mary schools. International Online Journal of Education and Teaching (IOJET), v. 9, n. 4, p.1900-1915, 2022. Disponível em: https://iojet.org/index.php/IOJET/issue/view/42. Acesso em: 26 mar. 2023.

CARCERES RECHE, Maria Pilar; RAMOS NAVAS-PAREJO, Magdalena; SANTOS VILLALBA, Ma-ría Jesús; SALAZAR RUIZ, María Rosario. Active methodologies and ICT to prevent bullying. Main study background and contributions. International Journal of Educational Research and Innovation, [S. l.], n. 18, p. 151-169, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.46661/ijeri.5222. Acesso em: 18 nov. 2024.

CATUNDA, Márcia Antônia Dias. O papel das HQ`S na alfabetização. Revista Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 8, p. 262-273, 2019. Disponível em: https://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2019/01/ART-18-262-273-O-papel-das-HQ.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.

CORRÊA, Anderson Domingues; RÔÇAS, Giselle; LOPES, Renato Matos; ALVES, Luiz Anastá-cio. A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso raci-onal de medicamentos. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 83-102, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p83. Aces-so em: 05 abr. 2023.

FERRACIOLI, Laércio. O V epistemológico como Instrumento Metodológico para o processo de Investigação. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 106-125, 2005. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/ view/1191. Acesso em: 20 nov. 2022.

FERRUGINE, Samira Santos; SILVA, Marta Vieira; EVANGELISTA, Dilson Henrique Ramos; EVANGELISTA, Cristiane Johann. Construção de HQs no ensino de Matemática: relato de ex-periência com alunos do Ensino Fundamental. The Journal of Engineering and Exact Sci-ences, Viçosa, v. 8, n. 5, p. 1-11, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ jcec/article/view/14311. Acesso em: 11 abr. 2023.

GUEDES, Vania Lisboa da Silveira. Bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 2, p. 74-109, 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/81547. Acesso em: 19 mar. 2023.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Meto-dologia da Pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

KAWAMOTO, Elisa Mári; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/hWkRW45NLsyg7zTsPVG hVwb/?lang=pt. Acesso em: 27 mar. 2023.

KOBASHI, Nair Yumiko; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Arqueologia do trabalho imaterial: uma aplicação bibliométrica à análise de dissertações e teses. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 106–115, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13nesp1p106. Acesso em: 22 mar. 2023.

KUNDLATSCH, Aline; CORTELA, Beatriz S. C. Uma revisão de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: uma análise do ENPEC, ENEQ e RASBQ. Re-vista eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 2, p. 1-13, 2018. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1480. Acesso em: 23 mar. 2023.

LEBOEUF, Henry Araújo; BATISTA, Irinéa de Lourdes. O uso do “V” de gowin na formação docente em ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 697-721, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348937015. Acesso em: 20 nov. 2022.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

PAVARINA, Etefania Cristina. Histórias em quadrinhos e Ciência da Informação: uma análise da comunidade discursiva. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 12, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/90160. Acesso em: 21 nov. 2024.

PAVARINA, Etefania Cristina; ZAFALON, Zaira Regina. Catalogação de histórias em quadri-nhos à luz da semiótica da cultura. Palabra Clave, La Plata, v. 12, n. 1, e169, 2022. Disponí-vel em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=350572237001. Acesso em: 13 abr. 2023.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALCÂNTARA, Claudia Sales (org). Histórias em Quadrinhos na Educação: possibilidades de uma prática. 1. ed., Fortaleza: EdUECE, 2021, ebook. Disponí-vel em: https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2013/07/Hist%C3%B3rias-em-quadrinho-na-educa%C3%A7%C3%A3o-possibilidades-de-uma-pr%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.

PEREIRA, Moisés Lobo D’Almada Alves; OLENKA, Laudileni; OLIVEIRA, Paloma Emanuelle Duarte Fernandes. Física em Ação através de Tirinhas e Histórias em Quadrinhos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 896-926, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p896. Acesso em: 17 abr. 2023.

PINA, Patrícia Kátia da Costa; OYZRZÚ, Gonzalo; HERNANDEZ, Vicente Funes. Gibiteca. São Paulo: Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Unidade de Bibliotecas e Leitura, SP Leituras, 2014. Disponível em: https://siseb.sp.gov.br/arqs/Notas%208_web.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.

PORFÍRIO, Silvio; SOUZA, Francisco E. B. de; CIPRIANO, Luis Carlos. Textos multimodais: a nova tendência na comunicação. Observatório da Imprensa – Laboratório de Estudos Avan-çados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, São Paulo, SP, ano 23, n. 1225, 2015. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/textos-multimodais-a-nova-tendencia-na-comunicacao. Acesso em: 14 fev. 2023.

PRADO, Carolina Conceição; SOUSA JUNIOR, Carlos Eduardo; PIRES, Mariana Leal. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 11, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.29397/reciis. v11i2.1238. Acesso em: 05 abr. 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013

SANTOS, Mariana Oliveira dos; GANZAROLLI, Maria Emília. Histórias em quadrinhos: for-mando leitores. TransInformação, Campinas, v. 23, n. 1, p. 63-75, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/D9KdmXLWyZcPhMcvH 5cgpSg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 abr. 2023.

SANTOS, Victor João da Rocha Maia; GARCIA, Rosane Nunes. Histórias em quadrinhos: breve histórico, conceitos e utilização no ensino das ciências da natureza. Brazilian Journal of Ed-ucation, Technology and Society, v. 12, n. 2, p. 90-100, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339936888_. Acesso em: 28 mar. 2023.

SANTOS, Roberto Elísio; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 27, p. 81-95, 2012. Dis-ponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3498. Acesso em: 04 fev. 2023.

SETUBAL, Flávia Meneguelli Ribeiro; REBOUÇAS, Moema Lúcia Martins. Quadrinhos e edu-cação: uma relação complexa. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 15, n. 1, p. 301-334, abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38918/pdf_59. Acesso em: 04 fev. 2023.

SOUZA, Helen Almeida; SOARES, Adriana. A inserção de histórias em quadrinhos no ambien-te escolar para o aprimoramento da qualidade e eficácia do ensino da língua estrangeira. Revista EnsiQlopédia – FACOS/CNEC, Osório, v. 9, n.1, p. 6-15, 2012. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/ensiqlopedia/outubro_2012/pdf/. Acesso em: 14 fev. 2023.

SUGIMOTO, Cassidy; LARIVIERE, Vincent. Measuring research: what everyone needs to know. New York: Oxforf University Press, 2028. 169 p.

TESTONI, Leonardo André; LOCATELLI, Solange Wagner; MARTORANO; Simone Alves de As-sis; SANTOS, Marco Antônio dos. Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa. Comunicações, Piracicaba, v. 28, n. 1, p. 261-277, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/ article/view/4571/2531. Acesso em: 12 abr. 2023.

VERGUEIRO, Waldomiro (org). Como usar os quadrinhos na sala de aula?. São Paulo: Edi-tora Contexto, 2004.

VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos e serviços de informação: um relaciona-mento em fase de definição. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p.A04, 2005. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/5643. Acesso em: 28 mar. 2023.

VIEIRA, Luciano José Martins; CAVEDON, Neusa Rolita. Uma pesquisa que não está no gibi: um estudo com colecionadores de revistas em quadrinhos. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 11, n. 1, p. 1-33, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article /view/21871. Acesso em: 07 abr. 2023.

Downloads

Publicado

12/25/2024

Como Citar

Pedrazzi Chacon, E., & Vogel, M. J. M. (2024). Histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências : uma análise bibliométrica dos trabalhos indexados na base OASISBR de 2017 a 2021 . Ciência Da Informação Em Revista, 11, e16643. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16643

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.