Museu virtual do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro: virtualidade, memória e museu
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y84-27Mots-clés :
Museu virtual, Memória institucional, Biblioteca universitária, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Résumé
O estudo analisou as questões que envolvem o Museu Virtual do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF UFRJ), um espaço cibernético voltado para a memória institucional do IF UFRJ, que em 2021 faz 57 anos, e ocupa um lugar de destaque entre as instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Dentro deste quadro, as metas foram atualizar e revisar os tópicos que compõem a ferramenta de disseminação da informação; ou seja, a inclusão de fotos do Professor Fundador Plínio Sussekind Rocha e da Professora Sarah de Castro Barbosa no tópico Fotografias; organização de conteúdo para o tópico Levantamento documental e elaboração de um termo de consentimento, denominado carta de autorização para o tópico história oral, que é composto por entrevistas com os Professores Eméritos e ex-alunos da Instituição. Para cumprir este propósito, a metodologia da pesquisa foi dividida em etapas: elaboração de pesquisa iconográfica para coletar fotografias; levantamento documental com o intuito de coletar documentos que abordavam o Instituto e seus Professores Fundadores; e entrevista-narrativa com os Professores Eméritos e Ex-alunos do IF UFRJ Erasmo Madureira Ferreira, Fernando de Souza Barros, Herch Moysés Nussenzveig, Nelson Velho de Castro Faria, Nicim Zagury, Takeshi Kodama, Leandro Salazar e Máximo Ferreira da Silveira. Para a realização desta última etapa foi necessário a elaboração de um instrumento para coleta de dados, uma carta de autorização que permite a disseminação das informações recuperadas através das entrevistas. A coleta de dados ocorreu no período de junho a dezembro de 2018. Concluí-se que o serviço online está atualizado, com conteúdo revisado e dentro dos padrões; o Museu Virtual do IF UFRJ é um patrimônio cultural científico que cumpre o seu papel de preservar e disseminar informação fazendo com que a unidade de informação busque realizar um trabalho ligado aos interesses da comunidade científica, onde ela participa, interroga e descobre valores, além de poupar o tempo do usuário, através da otimização do serviço.
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