O desenvolvimento sustentável e a cidadania global

o papel das bibliotecas para o alcance dos objetivos e metas da agenda 2030 da ONU

Auteurs-es

  • Juliana Marques Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0007-6931-6571
  • Elisa Cristina Delfini Correa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Igor Soares Amorim Universidade Federal de Pernambuco

Résumé

Discute a importância da participação das bibliotecas para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 da Organização da Nações Unidas a em bibliotecas. Apresenta uma revisão de literatura sobre a temática a fim de oferecer um referencial teórico capaz de dar suporte às pesquisas e às ações voltadas a essa área ainda pouco explorada no Brasil, estimulando atividades que contribuam para o alcance da Agenda 2030 e incentivem a prática da cidadania global em bibliotecas. Discute a noção de cidadania global e desenvolvimento sustentável em bibliotecas, apresenta a Agenda 2030 e o apoio que esta recebeu da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições para que bibliotecas contribuam para o alcance dos seus objetivos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Marques Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Gestão de Unidades de Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC). Bibliotecária da Escola Dinâmica Leste (Florianópolis/SC). Bacharel em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação (UDESC).

Elisa Cristina Delfini Correa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente aposentada, é professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, ministrando as seguintes disciplinas no Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação: Contexto Informacional Contemporâneo e Competência em Informação para a Gestão de Unidades de Informação. Desenvolve estudos sobre aspectos relacionados à competência em informação como ferramenta para a cidadania e crescimento pessoal e profissional. Desenvolve também estudos sobre os aspectos que envolvem geração e fluxo de informação na sociedade contemporânea com ênfase no contexto atual da proliferação de fake news e do cenário da pós-verdade.

Igor Soares Amorim, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Formado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor substituto do Departamento de Ciência da Informação (UFSC), onde atuou nas graduações de Administração, Arquivologia e Biblioteconomia. Foi professor do curso de Biblioteconomia na Universidade do Estado de Santa Catarina e do curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Federal de Rio Grande. Compõe o grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC/UFSC). Tem como principais temas de pesquisa a organização e representação do conhecimento, tratamento da informação, epistemologia da biblioteconomia e da ciência da informação, fundamentos históricos e teóricos da biblioteconomia e ciência da informação, filosofia da diferença e informação.

Téléchargements

Publié-e

2023-08-07

Comment citer

Ramos, J. M., Correa, E. C. D., & Amorim, I. S. (2023). O desenvolvimento sustentável e a cidadania global: o papel das bibliotecas para o alcance dos objetivos e metas da agenda 2030 da ONU. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–16. Consulté à l’adresse https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15269

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s