Sustainable development and global citizenship: the role of libraries with children and young people in reaching the UN 2030 Agenda

o papel das bibliotecas para o alcance dos objetivos e metas da agenda 2030 da ONU

Authors

  • Juliana Marques Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0007-6931-6571
  • Elisa Cristina Delfini Correa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Igor Soares Amorim Universidade Federal de Pernambuco

Abstract

It discusses the importance of the participation of libraries to achieve the objectives and goals of the UN Agenda 2030 in libraries. It presents a literature review on the subject in order to offer a theoretical reference capable to supporting research and actions aimed at this area still little explored in Brazil, stimulating activities that contribute to the achievement of Agenda 2030 and encourage the practice of global citizenship in libraries. It discusses the notion of global citizenship and sustainable development in libraries, presents the Agenda 2030 and the support it received from International Federation of Library Associations and Institutions and Brazilian Federation of Associations of Librarians, Information Scientists and Institutions for libraries to contribute to the achievement of their objectives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Marques Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Gestão de Unidades de Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC). Bibliotecária da Escola Dinâmica Leste (Florianópolis/SC). Bacharel em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação (UDESC).

Elisa Cristina Delfini Correa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente aposentada, é professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, ministrando as seguintes disciplinas no Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação: Contexto Informacional Contemporâneo e Competência em Informação para a Gestão de Unidades de Informação. Desenvolve estudos sobre aspectos relacionados à competência em informação como ferramenta para a cidadania e crescimento pessoal e profissional. Desenvolve também estudos sobre os aspectos que envolvem geração e fluxo de informação na sociedade contemporânea com ênfase no contexto atual da proliferação de fake news e do cenário da pós-verdade.

Igor Soares Amorim, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Formado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor substituto do Departamento de Ciência da Informação (UFSC), onde atuou nas graduações de Administração, Arquivologia e Biblioteconomia. Foi professor do curso de Biblioteconomia na Universidade do Estado de Santa Catarina e do curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Federal de Rio Grande. Compõe o grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC/UFSC). Tem como principais temas de pesquisa a organização e representação do conhecimento, tratamento da informação, epistemologia da biblioteconomia e da ciência da informação, fundamentos históricos e teóricos da biblioteconomia e ciência da informação, filosofia da diferença e informação.

Published

2023-08-07

How to Cite

Ramos, J. M., Correa, E. C. D., & Amorim, I. S. (2023). Sustainable development and global citizenship: the role of libraries with children and young people in reaching the UN 2030 Agenda: o papel das bibliotecas para o alcance dos objetivos e metas da agenda 2030 da ONU. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–16. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15269

Issue

Section

Artigos | Articles

Most read articles by the same author(s)