Análise das Ideias de A. I. Mikhailov sobre o Impacto e a Utilização das Novas Tecnologias na Ciência da Informação (1977-1986)
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y215-28Mots-clés :
A. I. Mikhailov, novas tecnologias, Informatika / Ciência da InformaçãoRésumé
análise das ideias do pesquisador soviético Alexander Ivanovich Mikhailov (1905-1988) sobre as novas tecnologias e seu papel e impacto na sociedade contemporânea e na Ciência da Informação. A pesquisa baseou-se em levantamento bibliográfico e revisão de literatura em periódicos russos, norte americanos e europeus, centralizados na produção bibliográfica de Mikhailov no período entre 1977 e 1986. Inicialmente, o artigo fez breve análise histórica sobre o desenvolvimento da Ciência da Informação e da Ciência da computação na antiga União Soviética. Posteriormente, o trabalho discorreu sobre a abordagem de Mikhailov sobre as novas tecnologias, apresentando aspectos teóricos sobre a relação da Ciência da Informação com essas tecnologias, e dos projetos e iniciativas de automação e mecanização da informação científica na antiga União Soviética. A pesquisa identificou que a abordagem de Mikhailov a essas temáticas mostrou-se coerente e apresentou consistência, mesmo que, em algumas partes, tenha-se percebido um inevitável envelhecimento.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.