As Fake News sob a perspectiva dos estudantes dos cursos de graduação e técnico em Biblioteconomia de Porto Alegre (RS): um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y872-86Parole chiave:
Fake News. Biblioteconomia. Curso Técnico. Graduação. Desinformação. Pós-Verdade.Abstract
Este estudo apresenta a relação dos alunos do curso técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Porto Alegre e do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com as fontes de informação e fake news. Para a realização da pesquisa, de caráter exploratório, utilizou-se como instrumento para a coleta dos dados um questionário que foi aplicado aos participantes, posteriormente analisados de forma qualitativa e quantitativa. Foram entrevistados 44 sujeitos, oriundos dos cursos técnico e graduação em Biblioteconomia. Como resultado da pesquisa, destaca-se a importância de abordar a temática fake news e enfocar a alfabetização midiática e informacional (AMI), tanto em ações de extensão como cursos e palestras, quanto na inclusão dos currículos dos cursos, a fim de preparar os futuros técnicos e bibliotecários para lidar com o fenômeno da desinformação, e atuarem na orientação do acesso e uso de mídias, e produção da informação pela sociedade.
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