A Influência do Open Acess nas Comunidade Acadêmicas da Área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil

Autori

  • Virgínia Bárbara de Aguiar Alves Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Manuel Borges Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y140-46

Parole chiave:

Open Access. Acesso livre. Open Access – influência. Acesso livre (Open Access) - Região Nordeste do Brasil.

Abstract

A pesquisa, que vem sendo desenvolvida, pretende verificar a influência do Open Access, nas comunidades acadêmicas da área de biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. O objetivo deste estudo é identificar e discutir a influência do Movimento Open Access (OA), nas comunidades acadêmicas da área de Biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. Para a realização da investigação, a metodologia adotada consiste na combinação da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o questionário e a entrevista. Os questionários foram aplicados aos professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia, com a finalidade de verificar os efeitos e as consequências do movimento sobre estas comunidades, visando responder à seguinte questão: Quais os efeitos/consequências que a “via verde” e a “via dourada” de disseminação da informação trazem para a comunicação científica? Os resultados do inquérito aplicado aos professores dos cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste do Brasil que serão abordados neste trabalho, mostram claramente o impacto do OA no Brasil e, de uma forma muito especifica, nas comunidades acadêmicas da área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Virgínia Bárbara de Aguiar Alves, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1981) e mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999); Especialista em Administração de Recursos Humanos e Especialista em Formação de Técnicos de Recursos Humanos (1988); Especialista em Administração Pública/Organização (1994). Trabalhei como bibliotecária nas seguintes instituições: Escola de Administração Fazendária - EAF (1982-1988); Fundação para o Desenvolvimento do Servidor Público - FUNDESP (1988 -1993); Biblioteca Pública do Estado da Bahia (1992-2003); Arquivo Público do Distrito Federal (1987-1988) e professora substituta na Universidade Federal da Bahia/Instituto de Ciências da Informação (2000-2001) atuando principalmente nos seguintes áreas: biblioteconomia, bibliotecas especializadas, públicas e universitárias, preservação e conservação. Coordenadora do Curso de Biblioteconomia/UFAL (2003-2006). Atualmente, professora adjunta I do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, onde ministrando as disciplinas: Estágio I; Fontes e disseminação da Informação e Administração de Unidades de Informação , líder do grupo de pesquisa Informação e conhecimento (CNPq), Conselheira da Associação dos Bibliotecarios Alagoanos no periodo de 2006 a 2007. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pelo Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro - UA em convênio com a Faculdade de Letras - FLUP da Universidade do Porto - UP .

Pubblicato

2014-05-07

Come citare

Alves, V. B. de A., & Borges, M. M. (2014). A Influência do Open Acess nas Comunidade Acadêmicas da Área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil. Ciência Da Informação Em Revista, 1(1), 40–46. https://doi.org/10.28998/cirev.%y140-46

Fascicolo

Sezione

Relatos de Pesquisa | Research Reports