Curso de Biblioteconomia da UFAL: uma trilha sobre sua memória histórica
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y164-77Parole chiave:
Curso de Biblioteconomia – UFAL. Memória Institucional – Curso de Biblioteconomia – UFAL. História institucional. Produção de Registros de Conhecimento.Abstract
O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, criado em 1998, se apresenta como uma alternativa para a formação de profissionais em Biblioteconomia para atuar na organização e disseminação da informação no âmbito da sociedade e de unidades de informação em Alagoas. Por ocasião dos 50 anos da UFAL, em 2011, o ICHCA instigou a necessidade do curso de Biblioteconomia de construir uma história da sua trajetória institucional. Logo, o curso de Biblioteconomia procurou, a partir de um projeto de pesquisa, construir uma trilha da sua memória institucional, pois a memória possibilita a formação e construção histórica, assim como também é uma extensão da informação e do conhecimento registrados. Em síntese, para a construção dessa memória foi realizada uma investigação por meio de fontes primárias e secundárias, tais como os documentos oficiais e extraoficiais (depoimentos de ex-coordenadores e coordenador, ofícios, projetos político-pedagógicos, portarias, resoluções, entre outros). Portanto, o resgate dessa memória institucional se inscreve na tentativa de se pensar a história da UFAL como a soma das histórias e/ou das memórias das suas respectivas unidades acadêmicas.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.