Várzea de Marituba/Brasil: imagem e texto tecendo memórias e narrativas

Autores

  • Maria de Lourdes Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Regina Coeli Carneiro Marques Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y428-42

Palavras-chave:

Fotografia. Edvaldo Damião. Cultura Anfíbia. Signo Indiciário. Várzea de Marituba do Peixe.

Resumo

Partindo do tema Fotografia e Cultura Anfíbia, o presente artigo se situa em uma área de confluência entre Memória Cultural e Informação. Logo, tem-se por objetivos: identificar as imagens captadas pelo fotógrafo Edvaldo Damião em 1991, em combinação com a leitura dos relatórios produzidos e organizados por Silva e Marques, respectivamente, em 1990 e em 1992; conferir visibilidade à Várzea da Marituba através das fontes visuais, escritas e orais; comparar as três formas de linguagens, de modo que elas dialoguem entre si fornecendo subsídios e complementaridade. Portanto, o signo indiciário se constituiu na metodologia de pesquisa, na medida em que se fez uso desses vestígios visuais, escritos e orais e se passou a preencher lacunas e vazios deixados pelo lastro temporal existente de 1991 a 2011, quando da realização da pesquisa de campo, pelas autoras deste artigo. Os resultados da pesquisa incidiram sobre um quadro de reflexões sobre o bem patrimonial (i)material, vinculado ao ecossistema identificado como a Área de Proteção da Várzea de Marituba do Peixe. Nesse sentido, compararam-se, de um lado, os registros visuais e escritos e, de outro, a oralidade da comunidade ribeirinha. As conclusões apontam para a necessidade de se estabelecer diálogos capazes de produzir reflexões e soluções sobre uma crise de alcance político e socioambiental que atinge não só o patrimônio natural, mas o patrimônio cultural dessas populações, onde moradia, saúde, alimentação e educação se fundem no bem-estar social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciência da Informação

Professora do Curso de Biblioteconomia

Instituo de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas

Regina Coeli Carneiro Marques, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Geografia

Unifersidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

DAMIÃO, E. A vida das lagoas. Jornal do IAB-5, Maceió, p. 6-7, 1991.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Companhia das Letras, São Paulo, 1990.

GUNN, P.; CORREIA, T. B. Industrialização brasileira e a dimensão geográfica dos estabelecimentos industriais. Revista brasileira de estudos urbanos e regionais, v. 7, n. 1, p. 17-53, maio 2005. Disponível em: <http://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/134/118>. Acesso em: 15 maio de 2017.

LINDOSO, D. Interpretação da Província: estudo da cultura alagoana. EDUFAL, Maceió, 2005.

MARQUES, J. G. W. (Org). O RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) do poder e o contra-rima dos deserdados: destruição e sobrevivência da Várzea da Marituba. [s. l.], NUPAUB/IDCR, 1992. Disponível em: <http://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/RimadoPoder%20e%20o%20ContraRima080.pdf>. Acesso em 15 maio 2017.

MARQUES, J. G. W. Pescando pescadores: ciência e etnociência em uma perspectiva ecológica. São Paulo: NUPAUB, 2001.

OLAVO, A. Memórias fotográficas de Canudos. Salvador: CNPq/Graphite Gráfica/ATO, 1989.

SILVA, T. E. (Coord.). As Várzeas Ameaçadas: um estudo de preliminar das relações entre as comunidades humanas e os recursos naturais da Várzea da Marituba no rio São Francisco. Aracaju: PPCAUB, 1990.

SILVA, T. E. M. Várzea da Marituba: uma abordagem sociológica. In: MARQUES, J. G. W. (Org). O RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) do poder e o contra-rima dos deserdados: destruição e sobrevivência da Várzea da Marituba. [s. l.], NUPAUB/IDCR, 1992. Cap. 3, p. 69-89. Disponível em: <http://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/RimadoPoder%20e%20o%20ContraRima080.pdf>. Acesso em 15 maio 2017.

TADEU, T. Bibliografia comentada. Revista de educação biblioteca do professor, São Paulo, v. 6, n. 85, 2012.

TURAZZI, M. I. Iconografia e patrimônio: o catálogo da exposição de História do Brasil e a fisionomia da nação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2009.

Downloads

Publicado

2017-05-17

Como Citar

Lima, M. de L., & Marques, R. C. C. (2017). Várzea de Marituba/Brasil: imagem e texto tecendo memórias e narrativas. Ciência Da Informação Em Revista, 4(1), 28–42. https://doi.org/10.28998/cirev.%y428-42

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.